SP: grupo ‘reproduz’ alagamentos em pontos turísticos para conscientizar sobre temporais no RS

Grupo Água Até Aqui adesivou regiões próximas à Avenida Paulista para dimensionar estragos provocados pelas enchentes no RS.

.

Com o objetivo de chamar a atenção do Brasil para as enchentes que acontecem no Rio Grande do Sul e ao momento pelo qual a população gaúcha passa, um grupo de comunicadores gaúchos radicados em São Paulo criou uma intervenção urbana que tomou conta de localidades conhecidas da capital paulista. Na ação, adesivos com a frase ‘água até aqui’ são colados em edificações na mesma altura em que as cheias chegaram em diferentes cidades.

Segundo Rodrigo Cunha, um dos idealizadores do projeto, a iniciativa tem como objetivo fazer com que as pessoas tivessem a percepção do estrago no Rio Grande do Sul, mesmo que de longe. Conforme o comunicador, agora, as coisas estão em uma situação extrema no Sul, mas ainda não há muita consciência da emergência climática que o Estado está vivendo.

Ele se uniu a Beto Bina, Daniel Pinheiro, Gabriel Gomes, Marcos Oliveira e Mariana Camardelli, que estavam angustiados com a situação. De acordo com Rodrigo, o grupo está “muito impactado”, pois todos têm pais, família e amigos que foram totalmente afetados pela enchente e que perderam tudo.

Segundo Gabriel, o ‘água até aqui’ é um alerta visual para as consequências extremas da crise climática. “A gente viu no Rio Grande do Sul como as chuvas intensas destruíram basicamente o Estado inteiro”, disse. Rodrigo complementa ao dizer que o grupo está longe do Sul, mas imagina até onde as águas podem chegar se isso acontecer em outros lugares do Brasil. “Queremos trazer essa consciência para as pessoas, que essa situação vai acontecer com mais frequência.” Conforme Mariana, Porto Alegre e várias cidades ao redor, no Rio Grande do Sul, precisam de ajuda agora, mas também necessitam que as pessoas criem consciência. “Que façam escolhas melhores, votem melhor e cuidem uns dos outros e dos municípios.”

O grupo se reuniu para colar cerca de 30 adesivos nas regiões da Vila Madalena, Consolação e Avenida Paulista. Segundo Rodrigo, qualquer um pode baixar a imagem e aplicar em outros lugares. Ainda de acordo com ele, o projeto está ganhando vida em outras cidades, como Florianópolis, Manaus e Rio de Janeiro. “É o que queremos, que a ideia se espalhe e a pessoa pense: ‘Caramba, imagina se a água chegasse até aqui?'”. O material impresso pode ser baixado gratuitamente por meio do link.

Para Rodrigo, o desastre inaugurou uma nova era climática, principalmente no País. Esses eventos extremos começarão a chegar em outras cidades também. Segundo ele, quanto mais consciência houver em relação a isso, mais fácil será pensar em uma forma de agir.

Em decorrência da tragédia que atinge o Estado, considerada a maior da história do Rio Grande do Sul, Coletiva.net optou por mudar, provisoriamente, seu olhar editorial. Por tempo indeterminado, o noticiário do portal se focará em dar luz aos acontecimentos relacionados às chuvas e enchentes no mundo da Comunicação. Além disso, destacará a editoria Panorama como uma fonte de serviços. Vale ressaltar que nossos canais estão abertos a todas empresas de nosso ecossistema e comunicadores que queiram noticiar suas iniciativas em prol da população afetada. Informações excepcionais, não relacionadas ao episódio climático, também serão contempladas.

Gostou da notícia? Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Categorias

Redes Sociais