loader
Ato Solene marca início do Outubro Rosa no município

Ato Solene marca início do Outubro Rosa no município

Coral Municipal emocionou a todos que participaram da solenidade que dá início à programação especial na luta contra o câncer de mama.

 

Na segunda-feira (1º de outubro) a Procuradoria Especial da Mulher, do Legislativo de Tramandaí realizou um Ato Solene que marcou o início do ‘Outubro Rosa’, no município. As atividades alusivas ao mês em que nacionalmente se intensificam as atividades na luta contra o câncer de mama, serão realizadas numa parceria entre os Poderes Legislativo e Executivo, bem como, de órgãos e entidade locais. 
Os convidados da noite lotaram o plenário, e entre eles destaca-se: a Liga Feminina de Combate ao Câncer, o COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Primeira Dama Lu Gauto, o Conselho dos Clubes de Mães, o Carlos Machado, presidente do Clube de Mães Isilda Alves que fez lançamento de campanha em prol do Hospital Tramandaí (durante uso da Tribuna Participativa), Assessoria Especial do Gabinete do Prefeito, a Patronagem do CTG Potreiro Grande, servidores da Casa de Leis e comunidade.
A vereadora Mana Padilha que responde pela Procuradoria Especial da Mulher salientou a importância do autoexame para todas as mulheres. “Estas datas pontuais obviamente dão uma visibilidade muito importante nesta luta pela vida, mas o trabalho de prevenção deve ser feito todos os dias, através do autoexame, pois a detecção precoce pode salvar milhares de vidas. Os índices de câncer de mama entre mulheres jovens têm aumentado muito nos últimos anos, por isto, toda mulher a partir dos 21 anos já deve fazer o autoexame. Se tocar é um ato de amor a própria vida. Temos que nos tocar”, salientou a vereadora. 
A presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Tramandaí, Neusa Röhsig lembrou a importância da prevenção, pois se detectada de maneira precoce, a doença pode ser tratada com sucesso em inúmeros casos. Disse que a conscientização não deve se resumir apenas ao mês de outubro, mas sim em todos os períodos do ano, para que possamos diminuir o número de casos. Por fim, agradeceu aos presentes e pediu que os parceiros também incentivassem suas companheiras a realizarem os exames preventivos.
A abertura do Outubro Rosa também contou com uma belíssima apresentação do Coral Municipal de Tramandaí, que é regido pelo Maestro Yimi Walter que destacou o trabalho do Coral, dando ênfase ao evento. “Hoje estamos aqui para celebrar a vida, e para nós do Coral foi uma grande honra poder participar desta noite, quando fizemos uma homenagem singela para este momento tão significativo que é o Outubro Rosa na vida das mulheres”, salientou. Todos os integrantes do Coral, da Liga Feminina de Combate ao Câncer e assistência foram presenteados pela vereadora Mana Padilha, uma das idealizadoras do evento na Câmara.
As ações do Outubro Rosa foram programadas e serão realizadas através da parceria entre a Liga Feminina de Combate ao Câncer, o Legislativo Municipal/Procuradoria Especial da Mulher, Executivo Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento e Assistência Social, COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cia da Arte, CTG Potreiro Grande e SESC/Tramandaí.
A programação completa do Outubro Rosa pode ser conferida na página 5 desta edição (Cantinho da Mana), bem como no facebook/GabineteVirtualVereadoraManaPadilha