A Secretaria Municipal da Saúde em Osório, por meio da Vigilância Sanitária, está fazendo a aplicação do fumacê para controle de mosquitos e baratas. Na primeira semana de janeiro foi feita uma inspeção e levantamento dos bueiros da cidade para verificar infestação e a capacidade para recebimento de inseticida pelo método de FOG/fumacê. Nesta quarta-feira (22/01), a aplicação para controle de mosquitos ocorrerá na Lagoa do Marcelino, das 5h às 8h.
Já as aplicações para controle de baratas iniciaram pela Rua Barão do Triunfo e ruas perpendiculares. Áreas do entorno do Grêmio Esportivo Osoriense, Escola General Osório, Avenida Jorge Dariva e Marechal Floriano, na parte central do município, também receberam o fumacê nos bueiros. A atividade é coordenada pelo engenheiro químico da Vigilância Sanitária, Jucelito Ferreira.
Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone (51) 3601 3316, na Vigilância Sanitária (Rua Garibaldi, nº 255, bairro Sulbrasileiro). Confira, abaixo, o cronograma da equipe:
Aplicação de Fog para baratas em bueiros
• 20/01 – verificação do resultado nas áreas aplicadas
• Semana 27/01 a 31/01 – verificação de áreas descentralizadas com tubulações inferiores a 100 cm de diâmetro ou sem tubulações do pluvial com infestação de baratas para requisição de novo método de aplicação (gel);
Fumacê para mosquitos culex
• 22/01/2025 – 5h às 8h – primeira aplicação de fumacê nas áreas mapeadas (Lagoa Marcelino);
• 25/01 – 5h às 10h – segunda aplicação de fumacê nas áreas mapeadas (Escola Prudente e região);
• 08/02 – terceira aplicação de fumacê nas áreas mapeadas (Lagoa do Marcelino – áreas de condomínios);
• 10/02 a 14/02 – verificação de resultados das áreas de aplicação.