DEFINIDO O PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE DE OSÓRIO PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS

Com o tema “Garantir Direitos e defender o SUS – Um olhar para saúde mental e obesidade”, foi realizada na noite de quarta-feira (14/05), a 11ª Conferência Municipal de Saúde e definido o Plano Municipal de Saúde de Osório para ser seguido pelos próximos quatro anos. A atividade foi realizada na Câmara de Vereadores, reunindo profissionais do setor e usuários do SUS. O prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, o vice-prefeito, Ed Moraes, o presidente da Câmara de Vereadores, Rossano Teixeira, o secretário de saúde, Gonzalo Rafael Pintos e a presidente do Conselho Municipal da Saúde, Walewska Tresbach Rodrigues participaram da abertura.

“A Conferência Municipal de Saúde de Osório teve sucesso em sua apresentação, com interação e participação de todas as pessoas envolvidas no evento. Os assuntos foram cordiais e respeitosamente debatidos na forma presencial entre os expositores. O plenário aprovou, por unanimidade, o Regimento Interno e as propostas emanadas ao final do relatório, finalizando em seis propostas aprovadas”, disse a membro da Comissão organizadora da Conferência, Cristiane de Almeida Silva.

O Plano estabelece seis metas para serem cumpridas até 2029. São elas:

Saúde Mental – retornar o projeto de saúde do trabalhador para trabalhadores do sus; capacitar permanentemente a equipeda atenção primária em relação às temáticas: saúde mental e obesidade; UBS/ESF com turno estendido para os usuários trabalhadores com ênfase na saúde mental.

Obesidade – promover educação permanente/continuada para profissionais da saúde sobre a gordofobia, como forma de opressão e violência, que impacta no adoecimento/sofrimento mental; incluir profissionais de educação física para estímulo de atividades físicas e profissionais de nutrição nas equipes de saúde da atenção primária; estímulo a produção e consumo de alimentos saudáveis, com incentivo à criação e ampliação de hortas comunitárias especialmente nas escolas e unidades básicas de saúde, com ênfase em plantas medicinais.

Gostou da notícia? Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Categorias

Redes Sociais