VISITA DE INTEGRANTES DO PROJETO CIDADE DAS CRIANÇAS DE OSÓRIO A ESTÂNCIA VELHA: UM EXEMPLO DE ADESÃO AO MODELO INTERNACIONAL

Na última quarta-feira (26/03), uma comitiva da Prefeitura de Osório visitou o município de Estância Velha, no Vale dos Sinos, para conhecer as ações que a cidade implementou ao aderir ao projeto internacional Cidade das Crianças, no qual Osório também participa.

A comitiva foi composta pelo secretário municipal de Educação, Marcelo Reis, pelas supervisoras da Educação Infantil, Carla Weber e Lilian Leão, e pelos arquitetos Alencar Massulo e Raiana. Eles foram recebidos pelo prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, e pela professora Jaque Hansen. Durante a visita, foram exploradas escolas, praças naturalizadas, projetos ecológicos e a sede administrativa do município.

Marcelo Reis, secretário de Educação de Osório, comentou sobre as iniciativas encontradas: “Estância Velha está trabalhando fortemente a acessibilidade e criando ambientes humanizados, com espaços pensados para as crianças. Por exemplo, todas as praças possuem equipamentos voltados para elas. As escolas também estão adotando materiais reutilizáveis, minimizando o uso de plásticos, e os brinquedos das praças são de madeira.”

O PROJETO CIDADE DAS CRIANÇAS

O projeto internacional Cidade das Crianças, presente em mais de 300 cidades ao redor do mundo, teve origem em Fano, na Itália, em 1991, graças à iniciativa do psicopedagogo Francesco Tonucci. O objetivo central é promover uma mudança no modelo de governança urbana, colocando as crianças como prioridade no planejamento das cidades, em contraste com o modelo tradicional centrado no adulto trabalhador e motorista. As crianças, nesse contexto, desempenham um papel ativo, participando do processo de mudança e da construção do espaço urbano.

Em Osório, a adesão ao projeto aconteceu por meio do Decreto nº 160/2022, tornando-se a segunda cidade brasileira a integrar a Rede Internacional Cidade das Crianças. As atividades começaram em 2021, com a colaboração das crianças na construção da nova Escola Municipal Francisco Panni, além da participação dos alunos das escolas públicas municipais no diagnóstico da Revisão do Plano Diretor 2022-2024. Esse processo culminou na criação do Comitê das Crianças de Osório (CCO), um órgão consultivo vinculado ao Conselho do Plano Diretor e à colaboração governamental, conforme estabelecido pela Lei nº 3.902/2006, Art 176-A.

Com essas ações, o município busca garantir a participação ativa das crianças na estrutura de planejamento e gestão da cidade, um marco significativo para uma cidade mais inclusiva e pensada para as futuras gerações.

Gostou da notícia? Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Categorias

Redes Sociais