O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) lançou, nesta terça-feira, 11 de junho, a campanha “Teu pet te espera”. O objetivo é fomentar o acolhimento de animais de estimação, tanto por meio da adoção definitiva quanto no formato de lar temporário, especialmente após o desastre socioambiental desencadeado com as enchentes de maio deste ano, que deixou milhares de bichinhos desabrigados.
“Em virtude desse cenário de crise aguda, queremos encorajar as pessoas. O lar temporário e a adoção certamente proporcionam um ambiente mais confortável e seguro ao animal, quer de forma transitória, para posterior reencontro com seu tutor, quer definitiva com a acolhida em um novo lar”, destaca a coordenadora do CAOMA, Ana Maria Moreira Marchesan.
A procuradora aponta que milhares de animais de estimação se perderam de suas famílias ou foram abandonados nos esforços de autossalvamento, mas foram resgatados e, atualmente, encontram-se em abrigos organizados especificamente para este fim, sendo cuidados por voluntários, organizações não governamentais (ONGs) e por prefeituras. Além disso, também foram resgatados e abrigados inúmeros animais que já viviam em situação de rua.
Ana Marchesan lembra, por fim, que todo aquele que se declarar apto a providenciar lar temporário, deverá se responsabilizar pelo bem-estar do animal abrigado enquanto ele permanecer sob sua guarda, até que o seu encaminhamento ao tutor original (se for o caso) ou ao novo lar definitivo seja efetivado. O mesmo vale para os adotantes desses animais.
“O MPRS quer estimular essa conduta altruísta e responsável de quem se habilitar a auxiliar nesse momento tão difícil”, pontua, por fim, a procuradora de Justiça.