Menor temperatura do estado foi registrada em Quaraí, na Fronteira Oeste. Ao menos 20 municípios tiveram marcas abaixo dos 5ºC nesta quarta-feira (15). Porto Alegre voltou a ter frio recorde.
Após trégua na chuva que causou uma série de transtornos entre o fim de abril e a primeira quinzena de maio, o Rio Grande do Sul amanheceu com tempo firme, geada e mínimas de até 0,3ºC. Conforme a Climatempo Meteorologia, pelo menos 20 municípios do estado registraram temperaturas abaixo dos 5ºC nesta quarta-feira (15).
Quaraí, na Fronteira Oeste, registrou a menor temperatura do estado, com 0,3ºC por volta de 8h. Em São José dos Ausentes fez 1ºC e, em Santana do Livramento, a mínima foi de 1,9ºC. Porto Alegre voltou a ter frio recorde: 6,9ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem um alerta laranja vigente que sinaliza declínio de temperatura em todo o RS. O comunicado aponta queda superior a 5ºC nas marcas.
Temperaturas mínimas nesta quarta-feira
Quaraí – 0,3ºC
São José dos Ausentes – 1,0ºC
Santana do Livramento – 1,9ºC
Vacaria – 2,0°C
Cambará do Sul – 2,6ºC
Soledade – 2,6ºC
Bagé – 2,7ºC
Canela – 2,7ºC
Lagoa Vermelha – 3,2ºC
Bento Gonçalves – 3,6ºC
Canguçu – 3,8ºC
Santiago – 3,9ºC
São Gabriel – 4,0ºC
Jaguarão – 4,1ºC
Dom Pedrito – 4,3ºC
São Vicente do Sul – 4,4ºC
Caçapava do Sul – 4,5ºC
Alegrete – 4,5ºC
Passo Fundo – 4,5ºC
Tupanciretã – 4,6ºC
Santa Maria – 4,7ºC
Erechim – 4.8ºC
.
Previsão para os próximos dias
A instabilidade retorna na quinta-feira (16). Segundo a Climatempo, a volta da chuva se dá em razão da circulação de ventos em diferentes níveis, associada à uma umidade vinda da Região Norte do Brasil.
Na sexta-feira (17), uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e mantém o tempo fechado e chuvoso. Não está descartado o risco para temporais.
.
Fonte: g1.globo.com