O Prefeito Luiz Carlos Gauto participou na última terça-feira (10/09), de uma reunião com o Vice-Governador do Estado, Gabriel Souza. O encontro ocorreu em Porto Alegre e teve como pauta a situação da comporta da Lagoa da Fortaleza, localizada na cidade de Cidreira.
A comporta foi construída entre os anos 1980 e 1990, devido a períodos de grandes estiagens no verão, que afetaram os municípios de Cidreira e Balneário Pinhal, especialmente durante a severa seca de 1997, quando houve falta de água na região.
Atualmente, a estrutura está localizada em uma área privada, o que dificulta o controle por parte dos municípios de Cidreira, Pinhal e arredores. Durante a enchente mais recente, a barragem prejudicou o escoamento das águas, provocando alagamentos na região de Pinhal.
Na reunião, foi deliberado que o proprietário da área será convocado para firmar um termo de compromisso ambiental, de modo a garantir que a comporta esteja em condições adequadas e que o município de Cidreira tenha maior controle sobre o fluxo de água.
Também será feito um estudo visando o funcionamento correto da barragem: reservando água em períodos de seca e permitindo o escoamento em períodos de chuva intensa, beneficiando assim o sistema ao sul da Lagoa da Fortaleza, em Cidreira.
Essa situação afeta diretamente o município de Tramandaí. Com a deterioração da barragem, existe o risco de que, caso ela se rompa, a Lagoa das Custódias receba uma grande carga de água doce, o que pode prejudicar a pesca de espécies que dependem de um nível maior de salinidade nas águas. Além disso, o excesso de água pode causar alagamentos em bairros próximos às lagoas da cidade.
Estiveram presentes o Diretor de Relações Institucionais da AGEA Fabiano Dallazen, representantes da CORSAN Litoral, Luciano Brandão e Renata Rhode, Presidente da AMLINORTE e prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, Prefeito de Cidreira Elimar Pacheco, Prefeita de Balneário Pinhal Márcia Tedesco e o Secretário de Meio Ambiente de Tramandaí Fernando Leandro Borges.