Famílias ouvidas pelo g1 afirmaram não ter recebido comunicado com mudança de terminal. Em alguns casos, pessoas chegaram a se deslocar até endereço desativado.
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Passageiros de outros estados relataram problemas de comunicação por parte das companhias aéreas na retomada das operações de embarque e desembarque no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O serviço foi retomado na manhã desta segunda-feira (15).
Famílias ouvidas pelo g1 afirmaram não ter recebido comunicado com mudança de terminal. Em alguns casos, as pessoas chegaram a se deslocar até endereço desativado, no Terminal ParkShopping Canoas, na Região Metropolitana, a cerca de 9,6 km de distância.
“Desinformação. O voucher saiu como sendo lá no shopping [em Canoas]. Chegamos a ir lá em Canoas, mas vimos que não tinha movimento nenhum lá. Aí viemos correndo pra cá”, relataram Ricardo Quemelllo Marson, Sinesio Marson Jr e Silvia, que passaram oito dias em Gramado e estão retornando para o interior de SP.
Situação semelhante passaram Angela e Gabriel Vieira, mãe e filho. Eles são do Amazonas e ficaram uma semana no RS para Santa Maria celebrar a festa de aniversário de uma amiga.
“Foi bem complicado. Não recebemos o e-mail, fomos pro shopping, e de lá o pessoal da segurança orientou a vir pra cá”, queixaram-se.
Retomada nesta segunda
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retomou o embarque e desembarque de passageiros nesta segunda-feira (15).
Os pousos e decolagens seguem na Base Aérea de Canoas, para onde parte dos voos foram desviados após a enchente atingir o aeroporto, em maio de 2024.
Além do embarque, os procedimentos de segurança acontecerão nos pisos 2 e 3, não atingidos pela cheia. Segundo a Fraport, a estrutura passa por reformas e foi adaptada.
A área de embarque internacional será utilizada tanto para check-in quanto para embarque. Do terminal, os passageiros serão levados até a Base Aérea de ônibus. A operação provisória de embarque no Park Shopping Canoas não será mais utilizada.
O terminal funcionará das 6h às 21h. O passageiro deverá se apresentar no aeroporto 3h antes do seu voo. O processo de embarque se encerrará 1h30 antes voo. Após este período, não será possível ingressar na sala de embarque.
Os danos sofridos na pista do aeroporto após o período de enchentes são avaliados por técnicos. A concessionária Fraport informou, na semana passada, que o levantamento das necessidades para a recuperação será apresentado ao governo federal nos próximos dias, sem precisar a data. “Em momento oportuno divulgaremos o resultado do diagnóstico feito na infraestrutura do aeroporto”, informa a empresa.
A estimativa do governo federal é que a retomada do aeroporto aconteça até o final do ano.