Moradores de Tramandaí e veranistas serão beneficiados com o uso de uma nova tecnologia em um poço artesiano que será perfurado pela Corsan nas próximas semanas. Um filtro de aço inoxidável, em forma de espiral, vai aumentar a captação de água, que terá também um sistema de bombas mais eficiente.
O novo poço será instalado próximo à ERS- 030 e terá uma vazão estimada de 40 litros por segundo, o que é suficiente para abastecer até 10 mil pessoas. A perfuração leva cerca de três dias e, após, é feita a montagem das demais estruturas, como bombas e instalações elétrica e mecânica. A estimativa de conclusão é para daqui a dois meses. O poço será conectado à estação de tratamento de água da Corsan.
O diretor regional de operações da Companhia, Fábio Arruda, diz que que estão previstas também outras melhorias para a cidade. “Além desse poço, já perfuramos um outro em Tramandaí, com vazão muito boa também, de 44 litros por segundo. Faremos ainda a implantação de mais redes de água no município. Queremos garantir à população um sistema de abastecimento eficiente, com acesso à nossa água de qualidade, que passa por um rigoroso tratamento antes de ser distribuída para consumo”, afirma.
Todos os projetos da Corsan – que passou a ser controlada pelo Grupo Aegea em julho de 2023 – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.