Comportas de sistema de proteção contra enchentes foram fechadas pela prefeitura. Três estações da Trensurb estão momentaneamente fechadas devido ao nível do rio.
.
O nível do Guaíba atingiu 3,19 metros às 13h15 desta segunda-feira (20) em Porto Alegre, de acordo com medição da Defesa Civil do município. É a marca mais alta desde 1941, quando a Capital do RS enfrentou uma enchente histórica que levou a água a 4,75 metros. A cota de inundação do Guaíba na região do cais é de 3 metros.
As comportas do sistema de proteção contra enchentes estão sendo fechadas. Em uma rede social, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), explicou que a medida é preventiva e foi tomada "em função do alto nível de chuva nas cabeceiras e rios que desaguam no Guaíba".
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) informou que três estações estão fechadas, devido à elevação do nível do Guaíba. São elas: Mercado, Rodoviária e São Pedro. Ainda não há previsão de retomada do serviço.
Comportas fechadas
O primeiro portão fechado foi o 4, localizado na Avenida Sepúlveda, na região central. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), todas as comportas serão fechadas ao longo do dia.
É a terceira vez em menos de dois meses que os portões são fechados. Antes deste período, 2015 havia sido o último ano em que as comportas foram acionadas.
Em 27 de setembro deste ano, o nível do Guaíba havia atingido 3,18 metros. Na ocasião, alguns trechos da Orla do Guaíba foram invadidos pela água. Entre eles, áreas de passeio e espaços dedicados para a prática de exercícios físicos.