Data para reabertura do terminal depende de avaliação das condições da pista, que será concluída em até 45 dias. 134 voos operam semanalmente no RS e em SC emergencialmente.
.
A limpeza geral do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, deve ser concluída até o próximo domingo (16), de acordo com a Fraport, concessionária que administra o terminal, fechado por tempo indeterminado.
A empresa informou que a limpeza inclui o terminal de passageiros, a pista de pouso e decolagem e a área de manobra das aeronaves. Depois será iniciada a higienização das áreas técnicas, como área de manejo de bagagens e centrais de dados.
Mesmo com os espaços limpos, a reabertura do aeroporto ainda segue sem data definida. Isso ocorre porque a pista foi alagada e segue em análise por um prazo de até 45 dias, de acordo com Tiago Sousa Pereira, diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“Como ficou muito tempo inundado, né? A gente tem uma preocupação com segurança muito grande pra avaliar se teve alguma, se essa inundação gerou algum dano à estrutura, algum dano estrutural da pista, né? A nossa previsão de teste, do resultado desses ensaios que já estão acontecendo, é de ter resultados em até 45 dias”, afirma.
O terminal segue sem energia elétrica, e as subestações que fazem a distribuição para o local precisarão ser reconstruídas, após os transtornos causados pelas inundações.
Ações e cobranças
O coordenador do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Aderbal Fernandes Lima, cobrou da concessionária uma data de reativação dos embarques e desembarques tanto de cargas como de passageiros.
Ele afirmou que está otimista com a possibilidade de retomada de voos entre agosto e setembro e detalha que, em razão das enchentes e dos temporais, que deixaram 175 mortos no estado, 40% das exportações caíram em maio.
“Nós estamos fazendo uma ginástica imensa e, com isso, no mês de maio a exportação despencou mais de 40% no nosso caso, e imagino que isso se estenda para a maioria das empresas também”, disse.
Um prazo havia sido estimado pelo Governo Federal, em 3 de junho, quando afirmou que haveria a reabertura no Natal.
A Anac também confirmou a ampliação do número de voos na Base Aérea de Canoas, onde a Fraport vem operando de forma emergencial. Dos cinco voos diários atualmente, o terminal vai ampliar para sete. As operações devem ser autorizadas até o final de semana.