A Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI) tem realizado, ao longo deste mês, falas e ações com as turmas do Programa Sábia Idade – Viver Sem Limites, referentes ao Junho Violeta, mês de conscientização contra a violência à pessoa idosa.
Conforme a secretária-adjunta da pasta, Cristiane Santos, durante os encontros, abordam-se temas como a importância das denúncias de casos de violência contra idosos, quais são os tipos de violência existentes e praticadas, além de se alertar sobre a existência do Centro de Referência da Mulher e da Pessoa Idosa, que possui atendimento psicológico e jurídico e possui junto uma assistente social. O espaço funciona junto à SEMDHI, no Prédio Anexo I da Prefeitura, localizado na Avenida Paraguassú, 2070.
Conforme o prefeito Ique Vedovato, que tem participado das atividades, o Sábia Idade, que até ano passado era projeto, passou a ser programa, tornando-se assim uma política pública direcionada à população idosa de Imbé.
“Para simbolizar esta mudança e avanço tão importante para nossa cidade, que nos torna referência no amparo ao idoso, nós realizamos a entrega da nova camiseta do Programa Sábia Idade – Viver Sem Limites aos mais de 600 participantes”, acrescenta Ique.
O programa que hoje atinge todas as regiões da cidade, conta com diversas atividades para pessoas com idade a partir de 55 anos. Aulas de dança, ginástica, acompanhamento de pesos e medidas, além de saídas a campo culturais e de integração com grupos de outras cidade, estão entre as iniciativas do programa. Atualmente são 605 participantes, distribuídos em sete grupos, localizados no Centro e nos balneários Albatroz, Mariluz, Presidente, Nordeste, Santa Terezinha e Imara.