Na última segunda-feira (10/03), o grupo de trabalho intersetorial do projeto A Cidade das Crianças, da Prefeitura de Osório, se reuniu para discutir a mobilidade urbana do município. A reunião ocorreu na sala da equipe de Gestão Territorial na Secretaria de Desenvolvimento e Turismo.
A arquiteta e urbanista Ana Karina Christ, doutoranda em Sistemas de Transporte na Universidade de Lisboa, apresentou ao grupo uma análise do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Osório, que foi instituído em 2015. O objetivo da apresentação foi contribuir para a atualização do plano.
A análise levou em conta a legislação municipal e focou na mobilidade ativa e sustentável, com ênfase na lógica do pedestre. Foram discutidos pontos fortes e fracos do PlanMob, incluindo questões sobre calçadas, ciclovias, hierarquia viária, transporte coletivo e de carga, e polos geradores de viagem.
Além disso, foi destacada a necessidade de resgatar a história da mobilidade urbana de Osório, como o antigo porto, a estação férrea, e os trajetos das carretas, sugerindo a criação de passeios públicos e ciclovias que conectem esses pontos históricos com atrativos urbanos culturais, ambientais, comerciais e turísticos.
Participaram do encontro, os membros do grupo intersetorial, Raiana Spat Ruviaro, Denise Mirian de Araujo, Anderson Alves da Costa, e Alencar Massulo de Oliveira. Durante o debate, o professor Anderson Alves sugeriu a criação de material com linguagem voltada para as crianças, apresentando a cidade e considerando-as como pedestres referência no planejamento de mobilidade.
Segundo o arquiteto Alencar Massulo, o próximo passo será ouvir as crianças sobre o tema, por meio de uma oficina a ser realizada nas escolas municipais. Além disso, será realizada a ação “Ruas de Brincar”, em parceria com a Assessoria de Cultura, uma vez por mês, junto ao bazar municipal, na Praça das Carretas. O Rotaract também foi convidado a colaborar nesse projeto.