Eclipse solar parcial é observado no RS; veja imagens

.

Porto Alegre teve uma faixa de obscurecimento de 26.89%. Já Chuí, 38.15%. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país observaram um eclipse solar parcial nesta quarta-feira (2).

.

Um eclipse solar foi observado, na tarde desta quarta-feira (2), em diversos pontos do Rio Grande do Sul. No estado, o Sol ficou cerca de 30% coberto pela Lua – a maior taxa do Brasil. O eclipse começou às 16h30 e terminou às 18h41.

Em Porto Alegre, o ponto máximo do eclipse ocorreu às 17h42. Quanto mais ao sul, maior a área eclipsada (encoberta pela Lua). A capital, por exemplo, teve uma faixa de obscurecimento de 26,89%. Já Chuí, 38,15%.

O eclipse pode ser observado como anular, quando há um “anel de fogo”, no extremo sul da América do Sul, numa faixa que inclui o Chile e a Argentina. Já no Brasil, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país observam um eclipse solar parcial.

Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que ela acaba lançando uma sombra sobre a Terra. A Lua então bloqueia a entrada de luz solar que chega à Terra.

Às vezes, a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, no chamado eclipse solar parcial ou anular – que é o registrado nesta quarta. Já quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol, temos um eclipse solar total.

Gostou da notícia? Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Categorias

Redes Sociais