Fraport diz que segunda fase das obras deve ser concluída em outubro. Pousos e decolagens estão suspensos desde 3 de maio.
.
A concessionária Fraport afirmou, nesta segunda-feira (29), que protocolou um pedido para liberar, a partir de 21 de outubro, a realização de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (veja a nota abaixo).
A previsão de voos para outubro já havia sido anunciada pelo governo federal, com uma operação parcial do terminal. O aeroporto deve reabrir completamente em dezembro.
A companhia diz que a previsão de operação de voos está associada a fatores externos, como “condições climáticas favoráveis”. Com isso, a data estipulada pode ser antecipada ou adiada.
A concessionária afirma que os trabalhos de recuperação da pista seguem em andamento. Dos 3,2 mil metros de comprimento, 75% da área foi danificada durante a enchente. A conclusão dos trabalhos está prevista para a segunda fase de outubro.
Com a conclusão das obras e a liberação por parte dos órgãos responsáveis, as companhias irão definir a retomada das operações no aeroporto, já que o espaço está aberto somente para check-in, com voos decolando e pousando na Base Aérea de Canoas.
Obras em andamento
Segundo a empresa alemã que administra o terminal, as obras na pista começaram no dia 13 de julho, após a limpeza e o diagnósticos dos problemas na pista. A retomada parcial de pousos e decolagens no Salgado Filho foi confirmada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Recuperação de 1,3 mil metros de extensão da pista de pousos e decolagens
Recuperação de 20 mil metros quadrados do Pátio 1, local onde as aeronaves ficam estacionadas, e de áreas de taxiamento
Uma terceira etapa está prevista para começar em outubro, onde não houver a movimentação de aviões. Os reparos serão feitos em outros 1,2 mil metros de extensão da pista e nas demais áreas de taxiamento.