Instabilidades associadas a um cavado meteorológico que vai atuar no RS deve trazer a chuva de volta. Na Capital, Prefeitura emitiu alerta a partir das 20h de quinta (19).
.
A chuva volta ao RS a partir desta quinta-feira (19), com chance de tempestades localizadas e rajadas de vento entre 60 e 100 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta laranja, de perigo, para o Noroeste, Centro, Sul e Fronteira do estado. Já a prefeitura de Porto Alegre publicou alerta para chance de tempestades. Entenda abaixo.
Conforme a Climatempo Meteorologia, a chuva volta devido à ação de instabilidades associadas a um cavado meteorológico – correntes de vento que ajudam a formar as nuvens de tempestade.
Pela manhã, há chance de chuva nas Missões, Fronteira Oeste, Noroeste e Norte. Ao longo do dia, as tempestades se espalham.
“Os ventos também devem se intensificar, principalmente no litoral gaúcho, com possibilidade de rajadas que podem ultrapassar 70 km/h – independente de chuva – ao longo do dia”, informa a Climatempo.
Tempestade em Porto Alegre
A Defesa Civil da Capital publicou, nesta quarta-feira (18), um alerta para a possibilidade de chuvas fortes e rajadas de ventos entre 40km/h e 60km/h, a partir das 20h de quinta (19), até as 21h de sexta-feira (20).
O acumulado de chuvas pode chegar a 35mm no período do alerta. Há risco de elevação em arroios, com possibilidade de extravasamentos, além de alagamentos pontuais no perímetro urbano. Em caso de necessidade, moradores devem acionar a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
As informações são da Sala de Situação do Estado, que prevê o avanço de uma frente fria com tempestades pelo Rio Grande do Sul.