.
Interdição foi solicitada pelo Ministério Público. Ao menos oito idosos que viviam no asilo foram transferidos para outros locais.
.
Um asilo de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi interditado nesta sexta-feira (27) por suspeita de tortura e maus-tratos contra idosos, segundo a Polícia Civil. O Ministério Público (MP) solicitou a interdição do local após denúncias dos próprios idosos.
O asilo, que funcionaria há 10 anos, fica no bairro Rio Branco. O nome do estabelecimento não foi divulgado. De acordo com o delegado Mauricio Barison, da Policia Civil, a operação foi realizada “diante de notícias dos próprios internos, por sofrerem maus-tratos e tortura por parte das cuidadoras”.
“Tem idosos que nos relataram que estão aqui há dois anos internados e, durante esses dois anos, diariamente sofrem agressões verbais e físicas, tais como tapas e também agressões nas suas cabeças contra as paredes do estabelecimento”, diz.
A operação foi realizada pelo MP, Polícia Civil, Vigilância Sanitária e Coordenadoria dos Idosos de Canoas.
Segundo a polícia, ao menos oito idosos estavam no asilo. Eles foram transferidos para outras instituições de longa permanência do município. O Samu foi acionado para atender um dos moradores do local.