Portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) será publicada nesta quarta-feira (19), com validade até o fim do ano. Governo do RS liberou R$ 14 milhões para qualificação do terminal e da pista do aeroporto.
.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou, na terça-feira (18), o Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, a receber voos internacionais na Serra do Rio Grande do Sul. A medida vale exclusivamente para possibilitar as operações aéreas relacionadas a jogos internacionais de futebol das copas Libertadores e Sul-Americana.
Grêmio e Internacional disputam os torneios, respectivamente. No entanto, como o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e os estádios dos dois clubes permanecem fechados em razão da enchente, não havia como receber os adversários na capital.
Segundo a Anac, a portaria autorizando a internacionalização do aeroporto de Caxias do Sul “deve ser publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (19), ato que a tornará válida”. A permissão vale até 31 de dezembro de 2024.
Também na terça, o governo do RS anunciou investimento de R$ 14 milhões para qualificação e ampliação do Aeroporto Hugo Cantergiani. Os recursos serão utilizados para melhorias no terminal de passageiros e na pista de pouso
“O aeroporto de Caxias do Sul é estratégico para o Rio Grande do Sul, em especial neste momento de suspensão das operações no Salgado Filho”, afirmou o governador Eduardo Leite (PSDB).
O município contabiliza nove das 177 mortes em decorrência da enchente que atingiu o RS em maio. As cidades com mais ocorrências de mortes são Canoas (31 óbitos), Roca Sales (13 óbitos) e Cruzeiro do Sul (12).
Salgado Filho
Ministros do governo federal e representantes da Fraport, empresa que administra o aeroporto Salgado Filho, debateram a recuperação do terminal de Porto Alegre, fechado por tempo indeterminado. Uma reunião foi realizada em Brasília nesta terça.
As chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul no último mês alagaram o Salgado Filho, que precisou ser fechado. A Fraport iniciou a operação de limpeza e aguarda o resultado de testes de segurança na pista. A companhia também solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) o reequilíbrio financeiro do contrato de concessão.
O Salgado Filho foi concedido por 25 anos a partir de agosto de 2017. O contrato em curso é válido até 2042, segundo a Anac.