loader
Veranistas utilizam as dunas para aproveitar a praia e manter distanciamento

Veranistas utilizam as dunas para aproveitar a praia e manter distanciamento

Com a presença do coronavírus e mais de mil infectados num só dia no Rio Grande do Sul, parte dos veranistas tenta aproveitar a praia no litoral gaúcho mantendo o distanciamento entre as pessoas para evitar contrair a doença. 
Alguns se posicionaram sobre as dunas e outra alternativa encontrada pelos veranistas foi fazer um círculo na areia para indicar até onde ambulantes e outros banhistas podem se aproximar com certa segurança, tentando manter o distanciamento. Com o maior movimento devido ao feriadão de Ano-Novo, o espaço reduziu e ficou mais difícil de manter o que vem sendo chamado, em tom de brincadeira, de cercadinho.
Dunas são área de preservação permanente
Características das praias no litoral do Rio Grande do Sul, as dunas são áreas de preservação permanente em todo o país, o que visa a prevenir que sejam danificadas pela ação do homem.
– O problema é a degradação das dunas. Precisa se ter cuidado para que não sofram nenhum dano. Caminhar ou permanecer desde que não haja degradação, não há como reprimir. É natural que as pessoas passeiem. Esse é um assunto que preocupa e nos faz querer intensificar a fiscalização – afirma o capitão Rogério Silva dos Santos, comandante da Patrulha Ambiental da Brigada Militar no Litoral.