loader
Vacinação contra a gripe inicia no dia 23 de março exclusivamente para idosos e profissionais da saúde

Vacinação contra a gripe inicia no dia 23 de março exclusivamente para idosos e profissionais da saúde

O Ministério da Saúde inverteu a ordem de público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Primeiro, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população. A decisão visa uma maior proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina atua na prevenção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável à infecção pelo novo Coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país. A primeira fase da campanha começa no dia 23 de março.
Em Imbé, o ponto específico para imunização é a Academia da Saúde, localizada na Praça da Emancipação, ao lado da Câmara de Vereadores, entre as ruas Herval, Sapiranga e Lagoa Vermelha, no Centro. Segundo a enfermeira responsável pelo setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Caroline Pimenta, também será possível fazer a vacina no Posto 24 Horas, ESF Santa Terezinha, UBS Mariluz e ESF Nova Nordeste. “Mas chamamos atenção para que, se possível, todos procurem a Academia da Saúde para a vacinação, pois quanto menos aglomeração de pessoas nas unidades de saúde, melhor”, salienta a enfermeira.
Conforme a orientação do Ministério da Saúde, a segunda etapa da vacinação será a partir de 16 de abril, visando professores, profissionais da área de segurança e salvamento e também os doentes crônicos. Já a terceira etapa iniciará no dia 09 de maio, e incluirá crianças de 06 meses a menores de seis anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 ou mais, população indígena e pessoas com deficiência.
Ainda, de acordo com o Ministério, a priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.