loader
Vacina contra a gripe apresenta baixa adesão entre crianças e adultos de 55 e 59 anos

Vacina contra a gripe apresenta baixa adesão entre crianças e adultos de 55 e 59 anos

Faltam duas semanas para o fim da campanha de vacinação contra a gripe, prazo que foi prorrogado até o dia 30 de junho. Segundo atualização feita nesta segunda-feira (15), pela Secretaria Municipal de Saúde, Imbé aplicou 9329 doses ao total superando a meta de 6233. “Porém, a preocupação maior é com as crianças de 06 meses até seis anos incompletos (5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puerperas (mães até 45 dias após o parto) e adultos de 55 a 59 anos”, ressalta a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Caroline Pimenta.
Segundo ela, o total de crianças que deveriam se imunizar é de 1409 e apenas 862 se vacinaram, contabilizando 61%. Já os adultos de 55 a 59 anos, foram somente 585 doses aplicadas, ficando bem abaixo da meta de 1291, correspondendo apenas 45%.
“O objetivo é proteger aquelas pessoas que são mais vulneráveis para possíveis complicações. Portanto, todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem fazer a vacina contra a gripe antes da chegada do inverno. A orientação é do Ministério da Saúde em virtude do tempo que leva para que os anticorpos gerem a proteção necessária (para essa proteção começar a ser efetiva, leva em torno de 15 dias após a aplicação) ”, explica técnica em enfermagem Andressa Costa.
De acordo com especialistas, a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento de pandemia, auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19.
Os grupos prioritários são: Mulheres grávidas, mães no pós-parto (até 45 dias), pessoas com deficiência, idosos (60 anos ou mais), trabalhadores da área da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos (com comprovante da doença), funcionários do sistema prisional, caminhoneiros (portando carteira de habilitação referente a classe), profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores – com comprovante) e trabalhadores portuários (mediante comprovante).
Confira os horários das salas onde a vacina segue disponível:
Posto de Saúde 24h: crianças até 6 anos de idade, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 12h às 18h30;
Academia da Saúde: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h;
ESF Nova Nordeste e UBS Mariluz: de segunda a sexta, das 8h às 11h30;
ESF Santa Terezinha: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.