loader
União oficializa acordo que prevê construção de nova ponte entre Imbé e Tramandaí

União oficializa acordo que prevê construção de nova ponte entre Imbé e Tramandaí

O convênio entre o Governo Federal e a prefeitura de Imbé para construção de uma nova ponte que ligará o município a Tramandaí, no Litoral Norte, foi divulgado no Diário Oficial da União divulgou nessa semana. A parceria com o Ministério da Integração Nacional prevê a liberação de R$ 2,7 milhões que serão investidos na contratação de uma empresa que trabalhará para definir o local mais adequado para erguer a travessia, além de estudo do traçado de engenharia e arquitetônico em um prazo de até um ano.
O prefeito Pierre Emerim prometeu muito empenho nos próximos meses para correr contra o tempo e apresentar um projeto robusto que contemple todos moradores da região. “A divulgação pelo Diário Oficial é um momento muito importante do processo. Fará com que corremos contra o tempo em busca de licitação para a obra o mais rápido possível. Até dezembro teremos todo o projeto definido para que a obra da nova ponte esteja inserida no orçamento da União de 2020”, ressaltou Pierre.
Ele ainda explicou que a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária (SEPLAN) ficará responsável pela contratação da empresa que trabalhará na viabilidade técnica da nova travessia que, para o prefeito, “será uma obra de toda a região” e com ela definida, “dificilmente deixará de ser investida pelo Governo Federal diante do impacto para os moradores do Litoral Norte”, disse.
O chefe do executivo de Imbé também explicou que seguirá o trabalho político de mobilização pela nova ponte junto a bancada gaúcha na Câmara dos Deputados em Brasília. “Estarei trabalhando no convencimento junto aos parlamentares da nossa bancada gaúcha para que destinem emendas para essa importante obra, além de apresentar os resultados ao governo estadual em Porto Alegre”, concluiu Pierre Emerim.
Até que pelo menos uma nova ponte seja construída, a única travessia entre Imbé e Tramandaí segue sendo a Ponte Giuseppe Garibaldi, que vem recebendo muito fluxo de veranistas nessa época do ano. A travessia tem estrutura cinquentenária e recebeu, ao longo do tempo, muitas intervenções de reparos. Uma nova ligação é fundamental para desafogar o trânsito da região.