loader
Secretário de Meio Ambiente participa de evento em Porto Alegre

Secretário de Meio Ambiente participa de evento em Porto Alegre

Na tarde da segunda-feira (15) aconteceu um encontro no Tecnopuc, o parque tecnológico da PUCRS, entre representantes do poder público e privado visando soluções inovadoras para a gestão de energia elétrica dos municípios. O Secretário de Meio Ambiente de Tramandaí, Fernando Campani, esteve no encontro, na presença também de secretários dos municípios de Torres e Novo Hamburgo, além da comunidade acadêmica e empreendedores." O objetivo do encontro foi mostrar como as novas tecnologias, juntamente com mudanças legislativas podem possibilitar novas parcerias público-privadas (PPP) que tragam benefícios não só para a estrutura financeira dos municípios, mas para também a comunidade e o meio ambiente.
Durante o encontro, Daniel Dora, CEO da Conceptu Protótipos e Sistemas, apresentou algumas iniciativas que a empresa vem desenvolvendo na área de gestão energética, consumo inteligente e produção de energia por fontes renováveis. 
Uma dessas iniciativas é o ClubeWatt, que será lançado em alguns meses. Nele o associado, que pode ser tanto pessoa física, quanto jurídica ou poder público, pode ter acesso à energias renováveis sem precisar qualquer equipamento instalado no imóvel ou terreno. Todo o processo é feito digitalmente e a energia é injetada na rede da distribuidora. Além das vantagens ambientais, a empresa se compromete a cobrar 20% menos do kilowatt da distribuidora, sendo esse desconto crescente de acordo com as regras do clube. 
Outros produtos apresentados são dispositivos capazes de automatizar   equipamentos e controlá-los remotamente, através de um simples aplicativo de celular. Diversas soluções de monitoramento e automações foram apresentadas, como soluções inteligentes para melhorar a gestão dos bens públicos. 
Ao término do encontro ficou clara a necessidade de fomentar as parcerias público-privadas para modernizar a gestão energética das prefeituras, o que pode significar um melhor investimento dos recursos públicos. Espera-se que nos próximos meses mais parcerias sejam concretizadas, colocando a tecnologia a trabalho da população.