loader
Sebrae propõe ações para fomentar empreendedorismo em Imbé

Sebrae propõe ações para fomentar empreendedorismo em Imbé

Com objetivo de aumentar o empreendedorismo da cidade de Imbé, representantes do Sebrae estiveram na sede da Prefeitura para divulgar ações que visam a melhoria do ambiente de negócios. O vice-prefeito Ique Vedovato recebeu o grupo nessa quinta-feira (30) liderado pelas representantes Alessandra Santos Faria e Tangriane Forest Santos.
“Trabalhamos para aumentar a participação dos pequenos negócios nas compras públicas, potencializando ações onde os empresários podem ter informações e solucionar problemas em processos de abertura, baixa e alteração de empresas”, disse Alessandra.
Conforme relato do Sebrae, foram visitadas em Imbé 85 micros e pequenas empresas para avaliação do nível de gestão empresarial, áreas de finanças, gestão de pessoas, planejamento estratégico e marketing. A média do nível de maturidade de gestão medida pela entidade é de 68,43%, considerado razoável. No entanto, o que preocupa é o planejamento estratégico e a área financeira, com 47,94% e 61,10% respectivamente.
 “Valorizo a capacitação pelo fato de prepararmos melhor nosso comércio local para um atendimento qualificado. Assim podemos atender bem nossos moradores o ano todo e receber da melhor forma o nosso turista”, disse Ique.
Conforme o secretário municipal de Turismo, Desporto, Indústria e Comércio, Uiraçu Pinto, o Sebrae sugere trabalhar em cima de 40 empresas identificadas pela Prefeitura para novas avaliações como intervenções em consultorias de gestão e inovação, bem como, capacitações conforme a necessidade do empresariado.
 “É o início de uma conversação para qualificar os nossos empresários, como bares, restaurantes, imobiliárias e supermercados. É importante ressaltar que o nosso governo tem o pensamento de ajudar e auxiliar as empresas de Imbé a fomentar suas gestões, trazendo desenvolvimento e fortalecendo a economia da nossa cidade”, disse Pinto.
O Sebrae também informa que entre o plano de ação para adotar junto aos empresários inclui analise dos custos e formação de preço, desenvolvimento de fachada e layout de loja, criação de marca e logotipo e demais medidas de acordo com a necessidade de cada empresário.   
Também participaram do encontro os vereadores do MDB, Marcelino Teixeira, o Catarina e Régis Cacetinho, o diretor do Departamento de Concessões e Permissões, Cléverton da Silva, o assessor da Secretaria Municipal de Administração, Lucian Ractz e a assessora da Secretaria de Turismo, Sônia Marques.