loader
Saúde: mulheres podem agendar papanicolau e teste rápido

Saúde: mulheres podem agendar papanicolau e teste rápido

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia na próxima semana as ações de coleta do papanicolau e teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C.
As mulheres interessadas em fazer os exames deverão procurar o Setor de Marcação de Consultas, localizado no Prédio Anexo I da Prefeitura (Avenida Paraguassú, n° 2017, Centro). Também é possível fazer o agendamento através do telefone (51) 3627-8505. Em ambos os casos é preciso ter em mãos um documento de identidade e o cartão SUS do município.
A coleta e os testes serão realizados todas as segundas e terças-feiras, das 18h às 22h, no Posto de Saúde 24 Horas (Rua Araranguá, n° 512, Centro). “Definimos que este horário facilitará a presença de muitas mulheres que trabalham ou possuem outros compromissos durante o dia”, explica o titular da pasta, enfermeiro Tierres da Rosa.
O papanicolau é um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para detectar lesões ou alterações no tecido uterino que indiquem a presença do HPV, infecção responsável por boa parte dos casos de câncer na região, além de detectar outras infecções sexualmente transmissíveis. Já os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C são feitos com a coleta de uma gota de sangue ou com fluido oral, e fornecem o resultado em, no máximo, 30 minutos.