loader
Redecker pede prioridade para ligação asfáltica entre Caraá e Santo Antônio da Patrulha

Redecker pede prioridade para ligação asfáltica entre Caraá e Santo Antônio da Patrulha

Dois dias após a posse do governador Eduardo Leite (PSDB), o deputado Lucas Redecker levou pautas importantes para o desenvolvimento do RS ao secretário dos Transportes, Juvir Costella (MDB). Ocorrida na quinta-feira (3), foi a primeira audiência do novo chefe da pasta. Entre as demandas, o parlamentar levou a retomada da pavimentação entre Caraá e Santo Antônio da Patrulha. O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, participou do encontro.

Redecker cobrou a continuidade da obra, paralisada desde novembro. Ele destacou que, embora o trecho já iniciado contempla o perímetro do município, Caraá é o único do Litoral Norte sem ligação asfáltica com outra cidade, o que prejudica o crescimento econômico e social local. "Esse asfaltamento é fundamental para um município jovem, que precisa se desenvolver. Isso interfere na vinda de empresas, turistas e na geração de emprego e renda. Isso é importante para o Estado", destacou.
O deputado ressaltou que isso prejudica o município principalmente no verão, pois "muitos vão até lá para aproveitar os rios e a festa de Nossa Senhora das Lágrimas, que motiva milhares de romeiros a dirigem-se até o Santuário no final de fevereiro".
Ele informou que a população de Santo Antônio da Patrulha também sofre com a paralisação, em especial as comunidades de Arroio do Carvalho e Morro do Púlpito. "A falta da continuidade da pavimentação da rodovia afeta os patrulhenses que vivem às margens da estrada com a poeira levantada pelos automóveis e o acesso a outras localidades do interior do município. Em especial nos finais de semana, em que o movimento se intensifica", ponderou.
A demanda é um pedido do Movimento Asfalto Caraá – SAP que, conforme conta o parlamentar, é suprapartidário e atua desde 2013. A mobilização pede uma audiência com o secretário Costella para reforçar a necessidade da conclusão da pavimentação.
Até então, foram asfaltados cerca de 2,5 quilômetros ainda não sinalizados. Os outros 8,5 quilômetros do trajeto já contam com obras de base asfáltica e construção de bueiros. Porém, com a paralisação já contam com o acúmulo de buracos, costeletas e deterioração da emulsão.
Em Brasília
Lucas Redecker termina o segundo mandato na Assembleia Legislativa ao final de janeiro. A partir de 1º de fevereiro, assume uma cadeira na Câmara dos Deputados, eleito com 114.346 votos na eleição de outubro.