loader
Projeto Transpetro/Ceclimar leva educação ambiental às comunidades

Projeto Transpetro/Ceclimar leva educação ambiental às comunidades

Atividades na áerea de influência do Terminal Aquaviário têm cursos, palestras, oficinas, campanhas de conscientização e visitações às escolas, entre janeiro e agosto, difundindo conhecimento e fomentando a consciência ecológica.


Trabalhar a educação ambiental e fomentar a consciência ecológica, disponibilizando conhecimento técnico e científico à comunidade. Esse é um dos objetivos do projeto de Educação Ambiental que está sendo desenvolvido pela TRANSPETRO e CECLIMAR (Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos) na área de influência do Terminal Aquaviário Almirante Soares Dutra. As atividades, que iniciaram em janeiro e seguem até agosto, estão sendo desenvolvidas nos municípios de Imbé, Tramandaí, Osório e Cidreira. São cursos teórico-práticos, palestras, oficinas, campanhas de conscientização e ações sociais, além de visitações às escolas. 
Conforme o vice-coordenador do programa, professor Ignácio Benites Moreno, uma das finalidades é promover ações que conscientizem a população sobre a necessidade de preservar os ecossistemas da foz do Rio Tramandaí.
- O projeto EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO TEDUT (Terminal Almirante Soares Dutra) visa fomentar, junto aos municípios de Osório, Tramandaí, Imbé e Cidreira, a difusão de conhecimento técnico-científico de questões ambientais locais, promovendo a capacitação, educação e conscientização de representantes de vários setores públicos e da sociedade civil - explica.
A bióloga Cariane Campos Trigo destaca que as atividades envolverão a realização de cursos, oficinas, palestras e campanhas de mobilização.
- Estamos difundindo informações relativas à zona costeira e marinha e seus problemas, sensibilizando e incentivando ações que minimizem os processos de degradação desse delicado ecossistema - assinala.
Cariane é uma das ministrantes dos cursos de Resgate de Fauna Marinha, que acontecem em junho e julho. Em março ocorreu o curso de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Tramandaí: aspectos ecológicos e socioambientais, com a química Cacinele da Rocha. Neste mês de abril o curso é sobre o Sistema Praial do Litoral Norte: aspectos ecológicos e socioambientais, ministrado pela professora Carla Penna Ozorio. Em maio haverá uma mesa redonda sobre Tópicos em Gestão Ambiental do Litoral Norte. Ainda estão previstos cursos sobre Serviços dos ecossistemas, Água de Lastro e Bioinvasão e Pesca Artesanal local, entre outros.
Ceclimar vai às escolas: alunos do Tiradentes aprenderam sobre tubarões
As atividades, que levam o Ceclimar à comunidade, também incluem visitações às escolas. Foi o que aconteceu no último dia 2 de abril, quando a museóloga Aline Portella desenvolveu atividades junto aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Tiradentes. 
- Foi uma atividade muito gratificante e que teve grande envolvimento dos alunos, que puderam ter contato sensorial com o material, tocando partes de mandíbulas de tubarões do acervo do Museu do CECLIMAR - aponta.
O museólogo Lucas Morates lembra que o museu está aberto para visitações de grupos escolares mediante agendamentos, que podem ser feitos no site (www.ufgrs.br/mucin). 
O projeto de Educação Ambiental TRANSPETRO/CECLIMAR também inclui campanhas de conscientização e mobilização dos cidadãos para a preservação do meio ambiente, com atividades como limpeza de praia (mutirão), conscientização sobre o uso consciente da água (pedágio), sobre o Dia do Planeta Terra (exposição) e Dia Mundial do Meio Ambiente (Feira de Ciências).
Mais informações em www.ufrgs.br/ceclimar/pea-transpetro.