loader
Projeto ?Pequeno Eco Cidadão? movimenta beira-mar

Projeto ?Pequeno Eco Cidadão? movimenta beira-mar

O projeto Estação Pequeno Eco Cidadão foi colocado em prática nos dias 5 e 6 de janeiro, marcando presença pedagógica na beira da praia, com atividades gratuitas voltadas para crianças e adolescentes. No local foi instalada a zona de preservação das dunas, uma iniciativa que faz parte do novo projeto da orla de Tramandaí.  O objetivo da iniciativa é preservar à biodiversidade da beira-mar. Este projeto é viabilizado pela parceria da Prefeitura com a iniciativa privada e organizações da sociedade não governamentais.
Além de oficinas permanentes e programadas, a proposta é criar um selo de qualidade ambiental e certificar os quiosques que tenham práticas ambientais corretas. “Esse controle será feito pelos jovens orientadores formados pelo projeto, em parceira com Secretaria do Meio Ambiente, Prefeitura de Tramandaí e o Pelotão Ambiental da Brigada Militar”, explica Bianca Tessele, diretora da Associação Brasileira de Apoio a Obesos e Bariátricos, entidade que promove a Estação Pequeno Eco Cidadão em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal de Tramandaí. 
O programa continuará durante a temporada de inverno com a temática da gestão dos resíduos sólidos urbanos. “Vamos capacitar jovens para seguir ao longo do ano com o programa de orientação ambiental na cidade e junto às escolas que frequentam. O foco do trabalho nas comunidades será a separação de resíduos, hortas comunitárias e o empreendedorismo”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Campani. Ainda de acordo com o secretário que também é biólogo e a, a iniciativa será conduzida ao parlamento municipal para garantir a perenidade do Projeto e a sua ampliação ao longo dos anos. "Queremos formar jovens e abrir oportunidades para o empreende-dorismo", afirmou Campani.