loader
Prefeitura realiza reunião sobre a comercialização de produtos indígenas e a alteração do local de exposição

Prefeitura realiza reunião sobre a comercialização de produtos indígenas e a alteração do local de exposição

O Secretário de Indústria e Comércio Gil Rosa esteve em Porto Alegre na última semana reunido com o Agente Indigenista da Funai Fernando Baggio, para tratar da mudança do local onde os indígenas expõem e comercializam seus produtos na Capital das Praias.
Tradicionalmente a cada temporada de veraneio cerca de 100 indígenas se deslocam para a Tramandaí onde apresentam e vendem produtos originários de sua cultura. Ele se concentram na Avenida Emancipação (esquina com a 15 de Novembro), ao lado do Ponto do Carrosauro. Por condições de segurança a Prefeitura colocou à disposição um espaço similar do outro lado da mesma Avenida, tendo como referência um estacionamento. 
"Queremos que todos possam atuar dentro de suas funções, mas com segurança acima de tudo. Os indígenas trazem suas famílias, com muitas crianças e isso pode gerar um risco devido a grande movimentação do local. Acreditamos que este é o melhor lugar para que os indígenas possam expor seu trabalho", disse o Secretário Gil Rosa da SMIC, referindo-se a alteração do ponto.  
Os índios Caingangues estão concentrados, em sua maioria, nas cidades de Porto Alegre e Ijuí. Eles estão entre os cinco povos indígenas mais populosos do Brasil, sendo estimados em cerca de 25 mil pessoas.