loader
Prefeitura está reformando telhado do Gigantinho visando abrigar moradores em situação de rua no Inverno

Prefeitura está reformando telhado do Gigantinho visando abrigar moradores em situação de rua no Inverno

A Prefeitura de Tramandaí iniciou no mês de maio a revitalização de parte da base e do telhado do Ginásio Municipal Tenente Marino Dias de Oliveira, o Gigantinho, localizado na Avenida da Igreja, parte central do município. Os fortes ventos que atingiram Tramandaí nos últimos meses arrancaram telhas e danificaram a estrutura, trazendo riscos às pessoas.
"Essa é uma ação emergencial que tem como finalidade habilitar o ginásio para o combate à pandemia do Covid-19 e também para abrigar moradores em situação de rua nos dias mais frios do ano, assim como fizemos em 2019. Nossas medidas visam única e exclusivamente auxiliar quem mais precisa neste momento tão delicado", explicou o Prefeito Luiz Carlos Gauto. 
A obra está sendo realizada por uma empresa terceirizada com o acompanhamento da Secretaria de Obras e terá um custo total de R$ 16.000,00, incluindo materiais e mão de obra. O valor é oriundo de recursos livres e não é proveniente de verba Federal destinada ao Covid-19. 
Circulam pelas redes sociais cópias do contrato de execução da obra citando que a mesma está ocorrendo no Centro de Eventos, mas no entanto, a revitalização está acontecendo no ginásio. 
No ano de 2019 a Administração Municipal criou uma estrutura nos camarins e vestiários para receber pessoas em situação de rua e seus cães. Na oportunidade, homens e mulheres tiveram direito a almoço, café, jantar, ganharam kits de banho e os animais receberam ração. Com as medidas de distanciamento provocadas pelo Novo Coronavírus, a Prefeitura projeta instalar camas na quadra do ginásio, por isso a necessidade da reforma no telhado. 
Moradores em situação de rua: O Artigo 5º da Constituição Federal fala sobre o "Direito de locomoção", ou direito de ir e vir. A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, faz um constante trabalho de acompanhamento dos moradores de rua. A grande maioria não aceita voltar para a sua cidade de origem e pedem para permanecer nas ruas. Medidas educativas de apoio psicológico são realizadas para auxiliar da melhor maneira possível essas pessoas. Quem aceita ajuda é encaminhado para abrigos especiais de reabilitação. Em casos extremos, a Prefeitura toma medidas como a abertura de espaços públicos, neste caso, o Ginásio Municipal. 
Atualmente a Prefeitura de Tramandaí faz o acompanhamento de 43 moradores em situação de rua. Eles são monitorados diariamente.