loader
Prefeitura disponibiliza gratuitamente mamografias para a população

Prefeitura disponibiliza gratuitamente mamografias para a população

Tramandaí - A Prefeitura de Tramandaí adquire do Governo do Estado e disponibiliza gratuitamente para a população 176 mamografias por mês. Os exames, destinados a mulheres com idade igual ou superior a 42 anos são realizados na URGEMED e podem ser solicitados em qualquer unidade de saúde. A paciente tem que levar o cartão do SUS e ser moradora de Tramandaí. Após agendamento os exames são realizados em um prazo de 15 a 30 dias. Casos onde existam urgência são antecipados.
No entanto, todos os meses pessoas deixam de comparecer nas consultas. De janeiro a junho, dos 1056 exames disponibilizados, 144 pacientes não compareceram. 
Caso a solicitação mensal seja maior do que o número de exames oferecidos, a Prefeitura de Tramandaí faz a aquisição, abrindo mais vagas, mas atualmente a oferta é maior que a demanda. 
Quem tem menos de 42 anos e identificou alguma alteração na mama também pode buscar uma unidade de saúde para avaliação.
Na última sexta-feira (12), foi realizada uma reunião com o Prefeito Luiz Carlos Gauto, Secretário da Saúde Luciano Saltiel e a Presidente da Liga feminina de Combate ao Câncer de Tramandaí Neusa Rohsig. Na pauta a avaliação do trabalho realizado nos últimos meses na Capital das Praias e as ações para o transcorrer de 2019. 
Mamógrafo: Além do alto valor do aparelho, a manutenção mensal de uma sala específica para os exames com funcionários é superior ao que a Prefeitura investe atualmente para aquisição dos exames. É mais barato terceirizar as consultas, mantendo a qualidade, do que montar uma estrutura com valores elevados.
Também participaram da reunião no Gabinete do Prefeito a Assessora Especial e integrante da Liga Lauda Cardoso, Presidente do Conselho de Saúde Ana Paula Barrufi, Enfermeira Coordenadora da atenção Básica Consuelo Serratt de Castro, Chefe de Gabinete da Saúde Silvano Forreste e demais integrantes da Liga feminina de Combate ao Câncer.