loader
Prefeitura aborda temática do bullying nas escolas

Prefeitura aborda temática do bullying nas escolas

A convivência escolar oferece diversas oportunidades de aprendizado e descobertas. Entretanto, quando não se mantém uma atenção próxima aos estudantes, algumas situações preocupantes podem ser negligenciadas, como o bullying.
O bullying pode ser entendido como “intimidar”, “oprimir” ou “maltratar”. Essa agressão intencional pode acontecer de forma física, moral, sexual, psicológica, material e virtual, tendo como característica principal a alta frequência dos atos.
Como recorrência dessa agressão, as vítimas sofrem com queda de rendimento escolar e o isolamento. Em alguns casos, o estudante fica desestimulado em continuar na escola.
Diante disso a Prefeitura Municipal de Tramandaí através das Secretarias de Saúde e Educação juntamente com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), está desenvolvendo um projeto que conta com um ciclo de palestras que o aborda o seguinte tema: “Saúde Mental nas Escolas”.
A temática abordada é o bullying nas escolas, explicando de forma didática como este tipo de comportamento pode ser prevenido. No CAPS muitas são as demandas na infância e adolescência que chegam para o atendimento.
“O trabalho vem fluindo muito bem e sendo satisfatório com os encaminhamentos que podemos fazer a rede de atenção à saúde mental, se uma, duas, ou três crianças forem beneficiadas e atingidas com este projeto, já valeu a pena o ter escrito e vê-lo saindo do papel”, destacou a Coordenadora do CAPS Amanda Maciel.
Neste mês as palestras estão sendo aplicadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I. O desenvolvimento da ação é realizado pelos estagiários de psicologia, supervisionado pela a Coordenadora da Saúde Mental de Tramandaí Amanda Maciel.