loader
Prefeito participa de formalização do pedido de compra de vacinas à União Química

Prefeito participa de formalização do pedido de compra de vacinas à União Química

O prefeito Ique Vedovato participou, na quarta-feira (03) da entrega do protocolo de interesse na aquisição da vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, que será distribuída no Brasil pelo laboratório União Química. O ato ocorreu na Assembleia Legislativa (AL), em formato híbrido. O laboratório estima que a partir de abril será possível produzir a vacina em território brasileiro.
O presidente da AL, deputado estadual Gabriel Souza (MDB) reforçou a importância da vacina para a volta das atividades sociais e econômicas e lembrou das ações da Assembleia em prol da compra dos insumos, como a votação para autorizar o Executivo a adquirir as vacinas, permitindo a despesa pública para este fim, e a criação de uma Comissão de Representação Externa, instrumento disponível no Regimento Interno da Casa. “Também realizamos ato público, com o Governo do Estado, solicitando ao Ministério da Saúde a inclusão dos professores e trabalhadores da educação no grupo prioritário da vacinação. Mas todas essas iniciativas só terão os resultados esperados se nós tivermos as doses das vacinas”, esclareceu o parlamentar. 
O prefeito de Itati e presidente da Associação de Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Flori Werb, falou em nome das cidades litorâneas e entregou para Gabriel ofício da região. “Nossa intenção é somar esforços para que em breve possamos executar o plano de imunização na nossa população”, disse Werb. 
Ique lembrou que o caminho para que o País e até mesmo boa parte do mundo volte ao normal é a vacina. “A ciência indica que a solução é a vacina, mas infelizmente ainda não é uma realidade imediata para nós”, destacou o prefeito.
Também participaram do ato o deputado estadual Vilmar Zanchin e deputado federal Alceu Moreira, ambos do MDB, do prefeito de São Sepé e vice-presidente da Federação das Associações do Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Leocarlos Girardello, do prefeito de Maquiné e presidente do Consórcio Público de Saúde dos Municípios do Litoral Norte, João Marcos Bassani dos Santos, prefeito de Terra de Areia e vice-presidente do Consórcio Público de Saúde dos Municípios do Litoral Norte, Aluisio Teixeira, entre outros prefeitos das demais regiões do Estado.