loader
Palestra ?Autismo e os gatilhos de superação? emociona professores de Tramandaí

Palestra ?Autismo e os gatilhos de superação? emociona professores de Tramandaí

Na quinta-feira (25), a secretaria municipal de educação e cultura de Tramandaí, realizou mais um momento de formação continuada para professores da rede municipal.
Com a palestra “Autismo e os gatilhos de superação”, com o palestrante, produtor de conteúdo digital, autor do canal no YouTube “Diário de um autista”, músico e escritor dos livros “Contos de meninos e meninas. Contos de homens e mulheres” e “Memórias de um autista por ele mesmo”, Marcos Petry.
A palestra iniciou com a fala emocionante da mãe de Marcos, a senhora Arlete Petry, onde ela relatou todo o comprometimento da família com os estímulos ao desenvolvimento do Marcos, a partir de suas especificidades e potencialidades.
Em seguida, Marcos trouxe o seu relato de vida, repleto de situações, vivências, dificuldades, mas sobretudo, a sua enorme superação aos desafios que a vida impõe a um autista. E foi exatamente a sua superação que emocionou a todos os educadores presentes nesta noite.
Marcos Petry é poliglota e domina 5 idiomas, graduado em comunicação institucional, pós-graduado em design gráfico e produção publicitária, e atualmente está cursando pós-graduação em transtorno do espectro autista pela CHI OF MIAMI.
A secretária de educação e cultura de Tramandaí, Alvanira Ferri Gamba, destacou a importância de que sejamos cada vez mais empáticos e inclusivos enquanto educadores, e a importância da presença e atuação da família no estímulo desde cedo à criança autista para o desenvolvimento de suas potencialidades.
Além de 200 professores da rede municipal de educação de Tramandaí, estiveram presentes na palestra, educadores dos municípios de Imbé, Cidreira, Morrinhos do Sul e Capão da Canoa, e os secretários municipais de educação Lourdes Helena de Osório, Daniel Soares de Morrinhos do Sul, Simone Santos de Balneário Pinhal, Diane Hoffmann de Três Forquilhas e Solange de Cidreira.