loader
MOPERT apresenta relatório do último trimestre de 2019

MOPERT apresenta relatório do último trimestre de 2019

O Monitoramento Pesqueiro do Estuário do Rio Tramandaí (MOPERT) apresenta os resultados preliminares das capturas de pescadores artesanais de Imbé e Tramandaí, referentes ao último trimestre de 2019. As informações foram adquiridas por meio de auto monitoramento, ou seja, os próprios pescadores realizaram o levantamento.
Os resultados apresentados são preliminares, portanto os valores podem ser modificados à medida que são analisados. De outubro a dezembro de 2019 foi registrada a captura de 85.055,40 Kg de pescado, os bagres, a tainha e a corvina representam 90% do total capturado.
A pesca e comercialização do bagre-branco e do bagre-boca-larga é proibida no âmbito estadual e federal, conforme Decreto Estadual nº 51.797, de 8 de setembro de 2014, considerando exceções. Porém a 9ª Vara Federal de Porto Alegre possibilitou que um grupo de pescadores artesanais (que cumpram critérios estabelecidos e devidamente cadastrados no MOPERT), de Imbé e Tramandaí capture e comercialize os bagres para fins de monitoramento.
O objetivo deste trabalho é avaliar as espécies e a quantidade de pescados que são capturados em Imbé e Tramandaí. A iniciativa tem realização do MOPERT, Prefeitura Municipal de Imbé, pescadores e suas representações (Colônia de Pescadores, Z39, Z40 e Sindicato de Pescadores de Tramandaí).