loader
Litoral Norte do RS adota medidas mais restritivas no fim de semana

Litoral Norte do RS adota medidas mais restritivas no fim de semana

Todas as atividades econômicas devem estar fechadas. Apenas farmácias e restaurantes, no sistema tele-entrega, e postos de combustíveis funcionam.
Os municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul decidiram, em reunião na manhã desta quarta-feira (3), decretar medidas mais restritivas do que as de bandeira preta no próximo fim de semana. O fechamento das atividades econômicas deve acontecer entre a meia-noite de sexta para sábado (6) e as 5h de segunda-feira (8).
Todas as atividades econômicas estarão fechadas, incluindo supermercados. Farmácias deverão funcionar com sistema de tele-entrega, assim como os restaurantes.
Os postos de combustíveis permanecerão abertos, mas com as lojas de conveniência fechadas.
"Nossa proposta é aliviar a tensão no sistema de saúde, que se encontra completamente esgotado", explica o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e prefeito de Itati, Flori Werb.
A medida pode ser adotada nas cidades litorâneas e da encosta da Serra. A decisão contou com a maioria dos votos dos prefeitos.
Alguns municípios foram desfavoráveis, levando em consideração as peculiaridades locais. Santo Antônio da Patrulha e Caraá não aderiram. No entanto, as outras 21 cidades da região vão adotar as medidas. 
São essas:
Arroio do Sal
Balneário Pinhal
Capão da Canoa
Capivari do Sul
Cidreira
Dom Pedro de Alcântara
Imbé
Itati
Mampituba
Maquiné
Morrinhos do Sul
Mostardas
Osório
Palmares do Sul
Tavares
Terra de Areia
Tramandaí
Três Cachoeiras
Três Forquilhas
Torres
Xangri-lá
A Amlinorte levou em conta na decisão os elevados índices de contaminação e óbitos na região, atendendo também a orientação do Centro de Operações de Emergência (COE) da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde.