loader
Inicia Campanha de Vacinação contra a gripe

Inicia Campanha de Vacinação contra a gripe

Iniciou nesta quarta-feira (10) e vai até o dia 31 de maio a Campanha de Vacinação contra a Influenza. O “Dia D”, em que a vacinação se intensifica e há uma grande mobilização nacional, está marcado para dia 04 de maio, um sábado, das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia).
Nesta campanha, além de pessoas com 60 anos ou mais, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos, as gestantes, as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores de escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Imbé, enfermeira Caroline Pimenta, em Imbé a meta deste ano é imunizar cerca de 4.942 pessoas, divididas pelos grupos prioritários em destaque, o que representa um total de 22,15% da população total da cidade. No ano de 2018 a Secretaria Municipal da Saúde alcançou 6.715 doses aplicadas, 45% acima da meta proposta pelo Ministério da Saúde para o município.
A campanha deste ano contará com uma ação diferenciada. No período inicial, de 10 a 19 de abril, a vacina influenza será prioritariamente disponibilizada para crianças, gestantes e puérperas. Nesta etapa, segundo Pimenta, também serão disponibilizadas as demais imunizações do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da Caderneta de Vacinação. “A ação busca o resgate e vacinação de pessoas não imunizadas, que acabam expostas a doenças imunopreveníveis, além das baixas coberturas vacinais neste público”, explica.
Imbé conta com três pontos para aplicação da vacina, que é contraindicada para indivíduos com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo.
Saiba onde se imunizar:
POSTO DE SAÚDE 24 HORAS (Rua Araranguá, 512, Centro) - de segunda a sexta, das 8h às 18h30
UBS MARILUZ (Av. Paraguassú, esquina com a Rua Canoas, balneário Mariluz) - de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
ESF NOVA NORDESTE (Rua Maria Clara Machado, 175, bairro Nova Nordeste) - de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Sobre a influenza
A gripe ou influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de transmissão elevada e distribuição global. Uma pessoa pode contrair gripe várias vezes ao longo da vida. De acordo com o Ministério da Saúde, a evolução da doença geralmente é autolimitada, mas pode se apresentar de forma grave.
Idosos, crianças pequenas e gestantes têm risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. As complicações mais frequentes são as pneumonias bacterianas secundárias.
A gripe influenza é caracterizada por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode durar duas ou mais semanas. A maioria das pessoas recupera-se da febre e de outros sintomas dentro de uma semana sem necessitar de cuidados médicos. Complicações ou morte podem ocorrer especialmente em pessoas de alto risco. Ocorre também aumento nas taxas de hospitalização por pneumonia.