loader
Inicia a coleta seletiva de lixo em Imbé

Inicia a coleta seletiva de lixo em Imbé

Nesta quarta-feira (21) foi realizada a primeira coleta seletiva de lixo no município de Imbé. Foram coletados quase meia tonelada de lixo. 
O trabalho de recolhimento de resíduos recicláveis funcionará de segunda a sábado e atenderá os bairros uma vez por semana.
Trata-se de um projeto piloto que será realizado, inicialmente, com um caminhão, através de um aditivo de contrato com a empresa terceirizada que já é responsável pela coleta do lixo doméstico na cidade.
A princípio os materiais recicláveis serão levados à cooperativa onde todo resíduo de Imbé é destinado. Posteriormente haverá chamada pública para cooperativas com interesse no projeto.
Dias e bairros da coleta seletiva em Imbé
Nas principais avenidas, o caminhão da coleta seletiva passará diariamente. Nas segundas-feiras, será a vez do Centro, entre as Avenidas Santa Rosa e Tancredo Neves. Nas terças, a coletiva seletiva será realizada também no Centro, entre a
Ponte Giuseppe Garibaldi até o bairro Courhasa, da Avenida Paraguassú para o lado do Rio Tramandaí.
Nas quartas-feiras, o caminhão que recolhe os recicláveis terá como roteiros os bairros Nova Nordeste, Mariluz, Mariluz C, Mariluz Norte, Harmonia, Albatroz e Marisul, entre a Avenida Paraguassú e o Rio Tramandaí, além dos bairros Santa
Terezinha, Nova Santa Terezinha Norte e Imara. Enquanto nas quintas-feiras serão atendidos os bairros Presidente, Asa Branca, Ipiranga e Nordeste.
Nas sextas, o serviço retorna os bairros Nova Nordeste, Mariluz, MariluzC,Mariluz Norte, Harmonia, Albatroz e Marisul, mas dessa vez entre a Avenida Paraguassú e a praia, além do Santa Terezinha, Nova Santa Terezinha Norte e Imara. No sábado, o caminhão recolherá os recicláveis da Avenida Nilza Godoy até a Avenida Beira Mar, indo até a Avenida Tancredo Neves.
Como separar o lixo corretamente
Recicláveis (coleta seletiva):  
Plástico: baldes, garrafas (PET), isopor, sacos
Vidro: garrafas, copos, vidros de conserva, potes e embalagens
Papel: jornais e revistas, cadernos, envelopes, caixa de papel e papelão
Metal: tampas de garrafas e potes, latas de alimentos e bebidas, talheres, material de ferro e alumínio.
Lixo úmido, orgânico e não reciclável (coleta convencional): Cascas de frutas e verduras, restos de alimentos, papéis higiênicos, fraldas descartáveis, absorventes e papeis engordurados.
A Prefeitura informou que esse lixo não reciclável seguirá sendo recolhido dentro do cronograma de dias da semana que já está em vigor. A recomendação é que o lixo
reciclável seja acondicionado em sacos azuis ou caixas de papelão. Já o lixo comum
deve ser depositado em sacos pretos ou sacolas plásticas.
Resíduos especiais: Lâmpadas, pilhas e baterias devem ser entregues nos locais onde foram comprados. Eletrônicos são recolhidos gratuitamente pela “Cata Treco”, com agendamento pelo telefone 3627-8243.