loader
Hoteleiros de destaque no Litoral Norte Gaúcho realizam encontro no Acqua Lokos Parque Hotel

Hoteleiros de destaque no Litoral Norte Gaúcho realizam encontro no Acqua Lokos Parque Hotel

Na terça-feira (9), a presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (SHRBS-LN), a escritora e turismóloga Ivone Ferraz, se reuniu com os principais representantes da entidade e lideranças importantes do setor turístico do Litoral Norte - no Acqua Lokos Parque Hotel, com o intuito de alinhar diretrizes, informar os membros das participações em feiras, fortalecer a representatividade da categoria, bem como planejar as futuras ações para o segmento. Outra pauta importante discutida foi a participação do sindicato com um estande na FESTURIS - que acontece de 8 a 11 de novembro em Gramado.
Na ocasião foram apresentadas algumas informações importantes sobre o setor. Em toda a região do Litoral Norte - que compreende 22 municípios, a oferta de hospedagem formal é superior a 22 mil leitos, além de quase 5 mil vagas informais.
Na baixa temporada (final de março a novembro), a rede hoteleira da região tem cerca de 40% de ocupação, já na alta temporada (dezembro a início de março) esse número sobe para 95% com picos de até 100%.
Cerca de 60% dos turistas estrangeiros que se hospedam na região são argentinos, 20% uruguaios, 15% paraguaios e 5% entre chilenos e bolivianos.
De acordo com a gestora da entidade a projeção para a temporada de verão 2019 é que devido a desvalorização do peso em relação ao real, o número de turistas argentinos deva reduzir um pouco em relação ao ano passado, em contrapartida o número de visitantes brasileiros deve ter um incremento em torno de 7%.
Para o coordenador da governança regional do turismo do litoral norte gaúcho, o empresário Tiago Lucas Correia, o diálogo promovido pelo sindicato é muito importante para determinar ações regionais que possam ter uma força setorial maior. “O turismo deve ser planejado não só a curto prazo, mas também em períodos maiores, pensando sempre os destinos turísticos”, explica.
Participaram do encontro: Fabiano Brogni e Jomara Souza - Acqua Lokos Parque Hotel;  Flavio Holmer - Faz Turismo; Matheus Matias - Hotel Mares do Sul; Paula Bauer - Hotel Bauer; o advogado e representante jurídico do SHRBS-LN - dr. Emiliano Prudencio, além do coordenador da governança regional do turismo do litoral norte gaúcho, Tiago Lucas Correia.