loader
Grupo de Capoeira Oxóssi gradua primeira turma no Indianópolis

Grupo de Capoeira Oxóssi gradua primeira turma no Indianópolis

Um belíssimo trabalho de promoção do esporte e de inclusão social está sendo realizado no bairro Indianópolis, em Tramandaí. Trata-se da iniciativa de Rodrigo Weis Muller (o Careca) que é o monitor da turma que há quase 9 meses começou a dar aulas gratuitas para crianças e adolescentes, moradores do bairro. O trabalho é totalmente gratuito e conta com a supervisão do Mestre Luciano Anelo (o Pernalonga) que tem mais de 30 anos de experiência na Capoeira, inclusive com atuação na Europa, onde já ministrou cursos, deu aulas e fez workshops. As atividades acontecem sempre as terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30, onde se dá o encontro para dividir conhecimento, alegria e descontração entre atletas e familiares.
Segundo o Monitor Careca, o esporte é uma forma de trazer as crianças e adolescentes para um ambiente saudável e produtivo. “A capoeira é um estilo de vida que traz noções importantes de disciplina e conduta. Começamos aqui com o apoio da Associação de Moradores do Bairro, na pessoa do presidente Gerson e do Adalto que oportunizaram o espaço, e assim iniciamos com apenas 6 alunos e, atualmente já temos 24 jovens praticando o esporte com regularidade. Estamos muito felizes com esta integração da comunidade ao nosso trabalho, pois o objetivo principal está sendo alcançado, que é tirar os jovens do ócio e evitar que tomem caminhos ruins nesta fase tão importante de suas vidas”, salientou Rodrigo.
Para o Mestre Pernalonga, que é encarregado do grupo de Tramandaí, é um orgulho poder fazer parte de projetos sociais desta natureza. “É uma alegria poder fazer a minha parte como cidadão que se preocupa com o futuro destas crianças e adolescentes. Temos todos que fazer a nossa parte, e a capoeira é uma ferramenta muito boa para darmos um objetivo de vida a mais, uma alegria a mais para estes jovens. Eu tive minha vida transformada pela capoeira para melhor, e é isto que pretendemos proporcionar para os alunos através deste esporte – a disciplina e o bom caminho, o mesmo que me foi ensinado pelo meu Mestre Jacson de Campos (o Jacaré)”, destacou. Ainda de acordo com Pernalonga, este trabalho social também é realizado sob sua supervisão em Atlântida Sul, onde o Monitor Evandro Rodrigues (o Fulgêncio) atua, dando aulas para os jovens no Clube de Mães ‘Sagrada Família’. “Através da capoeira proporcionamos mais qualidade de vida, mais saúde e muita integração entre os jovens, o que gera amizades pra vida toda”, afirmou o Mestre.
A solenidade de formatura dos 24 alunos será realizada no dia 15/12/2019, no centro Cultural – Alípio Luiz de Fraga (Ginásio próximo à Escola Indianópolis), a partir das 17h. Toda comunidade está convidada para participar desta linda festa, que contará com a presença de autoridades locais, Mestres de Capoeira renomados do Estado e também, de destaque internacional. Mais informações sobre as aulas gratuitas de capoeira podem ser obtidas pelo fone: (51) 99861.5471 c/ Monitor Rodrigo.