loader
Evento com a presença do Governador abre uma nova etapa no tratamento de resíduos em Tramandaí

Evento com a presença do Governador abre uma nova etapa no tratamento de resíduos em Tramandaí

Na quarta-feira (19), aconteceu a inauguração da Central de transbordo de resíduos sólidos urbanos da CRVR (Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos). A unidade está localizada no Distrito da Estância em Tramandaí.
O empreendimento faz parte de um plano de investimentos entregue ao Governo Gaúcho no valor de meio bilhão de reais. Com esta obra, o Estado consolida sua posição, liderando o ranking de tratamento de resíduos, atingindo mais de 74% desse material tratados adequadamente.
No novo transbordo, que tem capacidade de recebimento de 500 toneladas por dia, o resíduo é pesado e transferido para carretas com capacidade de até 65m³, que seguem para o aterro sanitário da CRVR em Minas do Leão, a 192 km de Tramandaí.
O Prefeito Luiz Carlos Gauto destacou a importância da participação da Secretaria de Meio Ambiente que em todo o desenvolvimento do projeto estiveram empenhados em fazer o melhor pela nova estação de transbordo. Também ressaltou sobre as questões ambientais e de como isso será necessário o descarte em local correto desses resíduos.
O Governador José Ivo Sartori relembrou como era o descarte de resíduos antigamente, e de como com o passar dos anos esse tipo de trabalho foi se aprimorando e demonstrando cada vez mais preocupação com o meio ambiente. Foi salientada também a parceria entre o Governo, a Prefeitura e a CRVR.
O Diretor de desenvolvimento e de novos negócios da CRVR, Leomyr Girondi explica que é uma conquista importante para todos, construída com o entendimento da FEPAM, Ministério Público, Associação de Municípios dentre outros. O objetivo é valorizar os resíduos recebidos com diversos processos tecnológicos, produção de energia, que hoje já é gerada e atende a uma população de 200 mil pessoas. 
Também estiveram presentes no evento o Vice-Prefeito Flavinho Corso, Secretário de Planejamento Cláudio Pereira, Secretário de  Segurança, Direitos Humanos, Transporte e Trânsito Claudiomir da Silva Pedro, Secretário de Pesca e Agricultura Beto Ceneu, Secretário do Meio Ambiente Fernando Campani, Secretária de Assistência Social Cristiane Müller, Chefe de Gabinete Marcos Krummenauer, Assessor de Transparência Rogério Caldieraro e demais autoridades locais e do Estado.