loader
Entenda o atraso na entrega de resultados de exames citopatológicos

Entenda o atraso na entrega de resultados de exames citopatológicos

A Prefeitura de Imbé, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esclarece aos moradores que encaminharam exames citopatológicos (CP) preventivos ao câncer do colo do útero, popularmente conhecidos como Papanicolau, que o laboratório responsável pela análise das amostras não está realizando a entrega dos resultados em virtude do atraso de pagamento por parte do Governo do Estado, responsável pela contratação da empresa que presta este serviço.
Cabe salientar que o município foi notificado nesta sexta-feira (28) pela 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Osório, sobre o motivo do atraso, através de documento que esclarece, entre outros pontos, que o órgão está aguardando a realização de um chamamento público para contratação de novos prestadores de serviço que deverão sanar a demanda.
Conforme o secretário da SMS, enfermeiro Tierres da Rosa, os exames que apresentam alteração são imediatamente encaminhados para entrega aos pacientes. “Nos reunimos com o laboratório responsável e eles se responsabilizaram a emitir no prazo mínimo todos os diagnósticos que apresentaram alteração”, explica.
Quem tiver dúvidas sobre os exames ou queira mais informações sobre o andamento dos procedimentos pode procurar o Setor de Marcação de Consultas, que fica no Prédio Anexo I da Prefeitura (Avenida Paraguassú, n° 2017, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h, ou telefonar para a Secretaria Municipal da Saúde, através do número (51) 3627-8504.