loader
Encontro tratou da construção da versão final do novo referencial curricular de Tramandaí

Encontro tratou da construção da versão final do novo referencial curricular de Tramandaí

A necessidade de readequação curricular no município surgiu a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de 2017. 

 

Ao longo do mês de setembro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tramandaí, realizou encontros com os professores da rede municipal para a construção da versão final do novo referencial curricular Tramandaiense.
A necessidade de readequação curricular no município surgiu a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de 2017. A nova base curricular que tem força de lei em todo território nacional, estabelece o conjunto de aprendizagens essenciais para todo o estudante da educação básica do país, servindo como documento norteador para a construção dos currículos locais e das redes de ensino.
Para o processo de reestruturação do currículo municipal, a SMEC contou com um grupo de professores colaboradores da rede municipal, que atuam nas diferentes componentes curriculares, anos escolares e etapas da educação básica, para elaborarem a primeira versão do RMCC:
Professoras Colaboradoras da Educação Infantil: Isabel Vitoria Schirmer e Daiane da Silva Teixeira.
Professoras Colaboradoras das turmas de primeiro ano: Priscila da Silva Guilloux Bueno e Fabri´cia Wolff Ramos Gonc¸alves.
Professora Colaboradora das turmas de segundo ano: Cibele Furtado Motta Moura.
Professoras Colaboradoras das turmas de terceiro ano: Luciana Aparecida da Rosa, Rosangela Adamy da Silva e Ka´tia Aparecida Antunes.
Professora Colaboradora das turmas de quarto ano: Rosangela Adamy da Silva.
Professoras Colaboradoras das turmas de quinto ano: Marcia Gomes Lisboa, Eleir Rodrigues da Silva e Cibele Furtado Motta Moura.
Professor Colaborador das Componentes Curriculares História e Ensino Religioso: Marco Aure´lio Dannenberg Rolda~o.  
Professoras Colaboradoras da Componente Curricular Língua Portuguesa: Suzana Marlete dos Reis e Milena Maria de Mello.  
Professora Colaboradora da Componente Curricular Arte: Anelise Ferreira da Silva. 
Professora Colaboradora da Componente Curricular Geografia: Tiele Luisa de Oliveira Soares.
Professora Colaboradora da Componente Curricular Ciências: Alessandra Fernandes Soares.
Professores Colaboradores da Componente Curricular Educação Física: Joa~o Henrique Ploia Mello e Fabiana Santos da Silva.
Professores Colaboradores da Componente Curricular Matemática: Rafaela Airoldi dos Santos e Andrios Bemfica dos Santos.
Professoras Colaboradoras da Componente Curricular Língua Inglesa: Ba´rbara Damaceno Refosco e Littieli Saucedo Pinheiro.
A primeira versão do RMCC contou com as contribuições dos professores colaboradores que elencaram alguns objetos de conhecimento, habilidades e competências que não foram contempladas no texto da BNCC, e que no entendimento deles deveriam ser abordados no contexto do município, assegurados no texto do Referencial Curricular Municipal.
Durante as reuniões com professores da rede, os professores colaboradores juntamente com a equipe do departamento pedagógico da SMEC, destacaram os acréscimos feitos na primeira versão do RMCC e abriram espaço para as discussões sobre o que deveria ser proporcionado aos estudantes Tramandaienses, para além do que já se encontra disposto na BNCC.
Com base nas discussões desses encontros, o departamento pedagógico da SMEC juntamente com os professores colaboradores formatarão ao longo do mês de outubro, a versão final do novo Referencial Curricular de Tramandaí, que incluirá o que foi proposto nos encontros.
Em novembro a versão final do RMCC será lançada em evento a ser marcado pela SMEC e entregue ao conselho municipal de educação de Tramandaí para a sua aprovação.
Ao ser aprovado, o documento será encaminhado as escolas, para subsidiar a readequação das Propostas Políticas e Pedagógicas de cada escola de Tramandaí, bem como, os planos de trabalho dos professores da rede.