loader
Conferência do Meio Ambiente de Tramandaí

Conferência do Meio Ambiente de Tramandaí

Iniciou nesta quinta-feira (01), a Conferência do Meio Ambiente de Tramandaí. O evento se estende até o dia 2 de Novembro e acontece no Campus da UFRGS no Litoral Norte, localizado no KM 92 da RS 030 em Tramandaí.
A programação oficial contará com palestras, temáticas e ações voltadas para a preservação do meio ambiente, focando no ecossistema do Litoral Norte.
A realização é da Prefeitura de Tramandaí, juntamente com a SMAM e o Condema, com o apoio da Comissão Popular de Moradores de Tramandaí.
 "A Conferência será um exercício da cidadania e de democracia, em que toda a população terá o direito à manifestação e ela será a geradora das principais diretrizes das políticas municipais do meio ambiente", disse o Secretário Fernando Campani.
Confira a programação:
1º DIA - 01/11 (Quinta-feira)
- 7h30 - Início do credenciamento dos (as) delegados (as)
- 8hs - Abertura da Conferência - Pronunciamento do Prefeito Municipal de Tramandaí Luiz Carlos Gauto e pronunciamento do reitor da UFRGS Rui Vicente Oppermann.
- 8hs e 30min - Aprovação do regimento interno da CMMA/2018 - Tramandaí RS
- 9hs - Palestra 1 - Eixo Temático 1 - Desenvolvimento ambientalmente sustentável atarvés dos instrumentos de gestão: participação social, licenciamento, controle e fiscalização. Palrestrante: Beto Moesch – Advogado formado pela UFRGS, consultor e professor de direito ambiental na Faculdade Dom Bosco. Presidente da fundação Mata Atlântica e ecossistemas, ex-vereador de Porto Alegre por três mandatos consecutivos, foi secretário do meio ambiente de Porto Alegre, presidiu a comissão de direito ambiental da OAB/RS, foi responsável técnico pela comissão de saúde e meio ambiente da Assembléia Legislativa, coordenou a elaboração das leis ambientais previstas na constituição estadual, como o código florestal e o código estadual do meio ambiente.
- 10hs e 30min - Palestra 2 - Eixo Temático 2 - Proteção estratégica da biodiversidade - Palestrante: Christian Linck da Luz- Formado em biologia e geografia, com mestrado em botânica sistemática e doutorado em geografia ambiental. É consultor ambiental e professor, ambientalista da ONG Onda Verde de Torres, secretário executivo do cômite de bacia hidrográfica do Rio Mampituba e professor da UNICNEC na pós-graduação do curso de planejamento e gestão ambiental.
- 11hs e 30min - Palestra 3 - Eixo Temático 3 - Educação Ambiental - Palestrante: Leonardo Alvim Beroldt da Silva - Doutor em desenvolvimento rural pela UFRGS, mestre em fitotecnia pela UFRGS. Graduado  em agronomia pela UFRGS. Atualmente é professor adjunto na UERGS. Possui experiência na área de planejamento urbano e regional, com ênfase em desenvolvimento regional, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, políticas públicas, agricultura familiar, agricultura e meio ambiente. Participa do projeto de extensão fortalecimento do desenvolvimento territorial no RS: constituição do núcleo de extensão de apoio ao desenvolvimento territorial. Foi eleito reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
- 12hs e 30min - Intervalo para o almoço.
- 14hs - Palestra 4 - Eixo Temático 4 - Tecnologias e mudanças culturais para o sanemaneto básico (gestão de resíduos,tratamento do esgoto, drenagem e abastecimento de água) - Palestrante: Luciana Paulo Gomes - Doutora em engenharia civil/hidráulica e saneamento, é professora titular na Unisinos. Pesquisadora do programa de pós graduação em engenharia civil e nos cursos de graduação de engenharia civil e gestão ambiental. Coordenadora do sistema de gestão ambiental da universidade.
- 14hs 55min - Encerramento do credenciamento de delegados (as).
- 15hs - Conferência do texto base -conteúdo comum - parte I e II – até o parágrafo nª25.
 - 15hs e 30min - Conferência do texto-base - eixos temáticos - Parte III
- 18hs - Encerramento da atividade conferência do texto-base – eixos temáticos - Parte III
- 19hs e 30min - Programação Cultural
2ª DIA - 02/11 (Sexta-feira)
- 7hs e 30min - Mateada de recepção aos conferencistas
- 8hs e 30min - Conferência do texto-base - eixos temáticos - Parte III
- 12hs e 30min - Encerramento da conferência do texto base - eixos temáticos  - Parte III
- Intervalo para o almoço
- 14hs - Abertura dos trabalhos em plenária - apresentação do projeto "Todos pela Lagoa Viva" - apresentação: comissão organizadora regional.
- 14hs e 30min - Leitura em plenária e conferência do texto -base integral
- 16hs - Aprovação da íntegra do texto-base da conferência municipal de meio ambiente de Tramandaí - RS
- 16hs e 15min - Aprovação de moções da conferência municipal de meio ambiente de Tramandaí-RS.
- 16hs e 30min - Apresentação cultural de encerramento da CMMA-2018/Tramandaí-RS.
- 17hs - Pronunciamento final de encerramento da CMMA-2018/Tramandaí-RS -Responsável Fernando Campani, Secretário municipal de Meio Ambiente de Tramandaí-RS
- 17hs - Foto de encerramento do CMMA-2018/Tramandaí-RS
 Eventos paralelos:
- Feira de agroecológicos e orgânicos
- Chimarródromo de integração
- Vermicompostagem doméstica