loader
Coleta de testes de Covid-19 será realizada exclusivamente na Academia da Saúde

Coleta de testes de Covid-19 será realizada exclusivamente na Academia da Saúde

Diante do aumento considerável de atendimentos de pacientes com suspeita de Covid-19 no Pronto Atendimento da Zona Norte, no balneário Santa Terezinha, em Imbé, a Secretaria da Saúde decidiu suspender os serviços oferecidos na Academia da Saúde, no Centro, e transformar a unidade num posto de coleta de testes para diagnóstico e cura da doença, exclusivamente encaminhados através da unidade referência para casos sintomáticos ou da Vigilância Epidemiológica. A medida vale a partir desta segunda-feira, dia 1° de março.
Conforme a enfermeira Caroline Pimenta, responsável pelo setor, a medida visa tornar mais rápido e seguro o processo de coleta de amostras para o exame RT-PCR, realizado para detectar a presença do vírus no organismo, e para o exame sorológico, realizado no final do período de isolamento. “Até então recebíamos os pacientes no Pronto Atendimento, o que acabou aumentando muito o fluxo de pessoas no local. Deslocar a estrutura de coletas para outra área melhora nossa logística e agiliza o trabalho”, avalia Pimenta. “É fundamental reforçar o pedido para que a população não procure a Academia da Saúde sem que tenha o encaminhamento da Vigilância Epidemiológica ou do Pronto Atendimento. Não haverá realização de teste sem prévia indicação clínica”, complementa.
O atendimento com nutricionista, até então realizado na Academia da Saúde, será transferido para a Policlínica de Saúde 24 Horas, no Centro, mediante agendamento. Já os exames preventivos de câncer de colo do útero (CP) passarão a ser realizados nas unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros Mariluz, Nova Nordeste e Santa Terezinha.
A Academia da Saúde está localizada na esquina das ruas Sapiranga e Lagoa Vermelha, ao lado da Praça da Emancipação, e terá atendimento de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3627-8281.