loader
CAPS Tramandaí tem programação especial no 'Setembro Amarelo'

CAPS Tramandaí tem programação especial no 'Setembro Amarelo'

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Tramandaí é um serviço de saúde disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar exclusivamente pacientes que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dependentes químicos entre outras patologias psiquiátricas. O CAPS Tramandaí está realizando este mês uma programação especial para trabalhar a prevenção ao suicídio, fazendo a divulgação do trabalho do CAPS, durante palestras nas escolas, entrevistas em rádios da região, presença na Tribuna Participativa, na Câmara de Vereadores entre outras atividades.
Na quinta-feira (12) será realizada a ‘Caminhada Pela Vida’ que tem saída às 9h, da Praça do Rotary, na Av. Emancipação (próximo ao Cartório Eleitoral) - com participação do Corpo de Bombeiros a caminhada segue até o prédio da Prefeitura (final do ato), onde será feita entrega de material impresso e de laços amarelos, alusivos ao mês de prevenção ao suicídio. Segundo a Coordenadora de Saúde Mental de Tramandaí, Amanda Maciel é muito importante que se trabalhe na prevenção. “Precisamos muito falar sobre este assunto, para que as pessoas falem da sua dor e sejam estimuladas a buscar ajuda. Sabemos que a depressão é a doença que está mais diretamente ligada ao suicídio e sem dúvida, falar a respeito e identificar os casos é fundamental para poder fazer o acolhimento”, destaca Amanda.
Os números de casos de suicídio no Brasil são alarmantes, pois há registro de 32 casos de mortes por dia, sendo que deste número, grande parte são jovens – o suicídio é hoje a segunda causa de morte entre jovens com idade entre 19 e 25 anos. 
No dia 27 (sexta-feira), a partir das 13h30, os profissionais do CAPS realizarão palestra do 2º Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio, que será realizado pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, do Legislativo Municipal. A vereadora Mana Padilha é a presidente da comissão e salienta a importância da participação da comunidade neste evento. “Estamos promovendo a segunda edição deste seminário exatamente para podermos falar sobre este tema que é tão importante para toda sociedade. Este ano vamos abordar com mais ênfase a prevenção entre os adolescentes, devido ao fato de ter aumentado muito os índices de suicídio nesta faixa etária”, destacou Mana.