loader
Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira (10) no RS

Campanha de vacinação contra o sarampo começa na segunda-feira (10) no RS

Público-alvo da ação são crianças e jovens que tenham entre cinco e 19 anos. Desde agosto do ano passado, 82 casos da doença foram confirmados no estado.

Começa na próxima segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o sarampo no Rio Grande do Sul.

O público-alvo da ação são crianças e jovens que tenham entre cinco e 19 anos que nunca fizeram a vacina ou quem recebeu apenas uma dose.

Segundo estimativa da Secretária de Saúde do estado, 245 mil crianças e jovens dessa idade não estão protegidos contra a doença. Desde agosto do ano passado, 82 casos de sarampo foram confirmados no Rio Grande do Sul. Um em cada quatro casos registrados foi em pessoas nessa faixa etária.

Em Porto Alegre, todas as unidades de saúde com sala de vacina oferecem a imunização.

O Dia D de Mobilização nacional está marcado para sábado (15). Também podem procurar as unidades de saúde quem perdeu a caderneta de vacinação.

A doença

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Qualquer indivíduo que apresentar febre e manchas no corpo (exantemas) acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite deve procurar os serviços de saúde para investigação, principalmente aqueles que estiveram nos 30 dias anteriores em viagem a locais com circulação do vírus.

Casos suspeitos devem ser informados imediatamente às secretarias municipais de saúde ou para o Disque Vigilância, no número 150.