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Black Friday 2019: Procon de Imbé alerta a população sobre ofertas e descontos

Black Friday 2019: Procon de Imbé alerta a população sobre ofertas e descontos

O fim do mês de novembro marca o início de muitas ofertas e promoções em lojas físicas e virtuais do Brasil com a tradicional Black Friday, uma data americana que tomou conta dos lojistas brasileiros. No próximo dia 29, data oficial do evento, empresas e prestadores de serviços oferecem descontos em seus produtos ou serviços. A data é uma boa oportunidade de comprar aquele bem desejado há muito tempo ou até mesmo antecipar as compras de natal e economizar dinheiro.
Porém, algumas marcas e companhias chegam a disponibilizar uma semana inteira com descontos. Mas esta época também é marcada por diversos golpes e fraudes, que acabam lesando a população. Justamente por isso que, para evitar problemas e criar dívidas indesejadas, o Procon de Imbé salienta a importância de pesquisar os preços e as marcas dos produtos para não cair em fraudes de todos os tipos, realizadas por empresas legais, bem como, por estelionatários. O PROCON disponibiliza algumas dicas para o(a) consumidor(a) aproveitar as ofertas e efetuar uma compra segura, sem maiores transtornos. Confira:
1) Planejar-se: é importante realizar uma pesquisa de preços antecipadamente para comparar os produtos de diferentes marcas e garantir a certificação da real promoção;
2) Links suspeitos: o(a) consumidor(a) deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou nas redes sociais, fazendo sempre a consulta na página oficial da loja, de preferência pelo site da marca. É comum ter oportunistas enviando promoções falsas com nomes de empresas conhecidas;
3) Nota Fiscal é obrigatória: exija sempre a nota fiscal para comprovar a relação de consumo e ter direito à garantia do produto e/ou serviço;
4) Cuide dos detalhes: fique atento ao prazo de entrega do produto, bem como verifique as informações sobre a política de troca da empresa a fim de evitar problemas futuros;
5) Cuidado na hora de confirmar a compra: nas compras realizadas via site ou aplicativo da loja, sempre deve-se verificar se o preço no carrinho virtual não foi alterado;
6) Item danificado: os produtos com defeitos devem ser encaminhados para a assistência técnica e o reparo deve ser feito em até 30 dias;
7) Cuide o site que você pretende comprar: fique atento às compras pela internet. Sempre busque informações sobre os sites junto a um órgão de defesa do consumidor;
8) Proteção garantida: quando acessar um site de compras, verifique se ele possui o cadeado de segurança e mantenha seu antivírus sempre atualizado;
9) Promessa é dívida: é obrigação do fornecedor garantir tudo o que foi prometido no site ou nos anúncios;
10) Direito de arrependimento: o consumidor pode exercitar seu direito de arrependimento de compra feita pela internet (fora de estabelecimento comercial físico) no prazo de 7 dias, a contar do recebimento do produto ou do serviço contratado. Para estabelecimentos comerciais físicos, não há este prazo. Fique atento(a) às políticas da empresa para trocas e desistência;
11) Faça o registro da compra: documente todos os passos da compra virtual, inclusive com o e-mail do fornecedor, para casos de troca ou não recebimento do produto;
12) Preço junto com o item: os produtos expostos em vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, deve ser informado o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas;
13) Cuide com as formas de pagamento: desconfie e evite prosseguir com a compra em caso de contratação de produto/serviço por meio virtual, quando só estiver disponível a forma de pagamento em boleto bancário, sendo que no anúncio da oferta constavam diversas formas para pagamento.
Quem reside no município de Imbé, poderá procurar o Procon deste município para maiores esclarecimentos, orientações, ou efetuar o registro de reclamação, junto aos servidores Rosângela M. Beck e Gabriel de Aquino do Procon de Imbé. Para o registro de reclamação, o(a) consumidor(a) deverá comparecer no Procon de Imbé, munido(a) de Rg e Cpf, bem como, documentação que comprove a reclamação, cupom fiscal, nota fiscal, número do pedido, etc.
O Procon de Imbé situa-se na Avenida Paraguassú, nº 2017, Bairro: Centro. Horário de atendimento ao público do Procon de Imbé, de segunda-feira a sexta-feira, das 08:00h às 11:00h; das 13:30h às 17:00h. Telefone: (51) 3627-8554.