loader
Ato solene comemora Dia Municipal da Mulher

Ato solene comemora Dia Municipal da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher, do Legislativo de Tramandaí fez na segunda-feira (3) o Ato Solene de abertura das comemorações ao Dia Municipal da Mulher, instituído por Lei de autoria da ex-vereadora, Terezinha Silveira, em 2013. O evento contou com a presença de sete Convidadas de Honra, do Prefeito Luiz Carlos Gauto, secretários municipais, representantes de órgãos e entidades locais e comunidade.
Com o Plenário da Casa completamente lotado a noite começou com apresentação do Coral Municipal que fez interpretação de duas canções, sendo uma delas com a participação da Paula que fez a interpretação da peça em libras (linguagem dos sinais), que é uma forma de promover o projeto ‘cultura inclusiva’. O maestro do Coral, Yimi Walter destacou a importância do papel da mulher na sociedade, salientando que foi um prazer para os membros do Coral em mais uma vez fazer parte desta homenagem especial a todas as mulheres do município.
As Convidadas de Honra deste ano foram: Lu Gauto (1ª Dama), Cristina Lucas Correa (Comissária de Polícia Civil), Tenente Luciana Krambeck (Brigada Militar), Neusa Rhösig (Liga de Combate ao Câncer), Adriana Alberche (Presidente do Conselho Municipal da Mulher), Terezinha Silveira (Presidente da APA – Associação dos Professores Aposentados) e da Drª Maria Aparecida Finger (Presidente da OAB Tramandaí) que fez uso da palavra, destacando a necessidade da participação mais efetiva por parte do Poder Executivo, na construção de políticas públicas voltadas para a mulher.O prefeito Gauto fez breve relato sobre os números da violência contra a mulher afirmando que esta discussão deve ser permanente, não apenas em datas comemorativas, mas sim em todos os momentos. “Queremos dar um basta em todo o tipo de violência contra mulher”, finalizou o prefeito.
A vereadora e Procuradora Especial da Mulher, Mana Padilha foi a anfitriã e, na companhia das Procuradoras Adjuntas, Gabriella Machado e Suzana Ladwig recebeu a todos com o costumeiro carinho e, durante sua fala, salientou a importância de celebrar o Dia Municipal da Mulher não somente nesta data, mas sim, todos os dias do ano. “Todas as mulheres são especiais e fortes nas suas áreas de atuação e em seus lares, e ninguém deve colocar em dúvida a valor de cada uma de nós, pois a sociedade é fruto da capacidade das mulheres de gerarem a vida humana e de gerenciarem a estrutura familiar e social”, disse Mana. Ainda de acordo com a vereadora, a rede de proteção da mulher carece de muitas coisas (Delegacia da Mulher, Secretaria Municipal da Mulher, Casa de Acolhimento/para mulheres vítimas de violência) que só o Poder Público pode viabilizar e manter. “Fazemos tudo que está ao nosso alcance, mas há atribuições que só o Poder Público pode exercer e aí pedimos nesta data, que os gestores se sensibilizem e atuam diretamente no cuidado de todas as mulheres da nossa cidade”, destacou.
A programação da Semana Municipal da Mulher segue com diversas atividades, confira: 
Dia (6/06) quinta-feira: USB Tirolesa (das 13h às 16h) com Cia da Arte (oficina de artesanato), OAB (orientações jurídicas) e Roda de Conversa com palestra ‘Saúde da Mulher’. Dia (7/06) sexta-feira: Na Praça Leonel Pereira (Praça da Tainha das 13h às 16h) com Roda de Conversa, Palestras (Saúde da Mulher e Violência Contra a Mulher.